Na última semana de 2022 a Revista americana CIO Review, especializada em tecnologia da informação, listou as 20 empresas de tecnologia mais promissoras da América Latina, e neste seleto grupo está a Briskcom, empresa mineira de conexão via satélite, especializada em oferecer conectividade de alto desempenho para operações em regiões isoladas do Brasil.
Revista americana, CIO Review, premia a Briskcom, empresa mineira de conexão via satélite, como uma das mais promissoras da região
A premiação internacional, já concedida a outras empresas brasileiras de destaque no setor de tecnologia, como a gigante do varejo digital VTEX, vem a coroar a atuação da Briskcom no desenvolvimento de soluções que visam fomentar a transformação digital no setor elétrico brasileiro.
A grande maioria das operações de geração e transmissão de energia acontece em regiões remotas do país, onde a infraestrutura de telecomunicações é precária ou em alguns casos até inexistente, sendo assim um grande obstáculo para a adoção de novas tecnologias como, Inteligência Artificial, IoT, Blockchain e Cibersegurança, por exemplo.
Através de suas soluções satelitais próprias e da integração de fornecedores de softwares e hardwares a Briskcom consegue fomentar o desenvolvimento destas aplicações independentemente da região onde estejam localizadas.
“O setor elétrico é dos mais críticos para o nosso país, o seu desenvolvimento é mais do que importante, é fundamental para a nossa população, e a conectividade é peça crucial na sua modernização e bom funcionamento” Diz Cláudio Calonge, CEO da Briskcom.
Com 20 anos de atuação no setor elétrico, a Briskcom não quer parar por aí, está em conversas avançadas com empresas europeias, desenvolvendo novas soluções baseadas nos satélites de baixa órbita, tecnologia utilizadas por empresas como a famosa Starlink, fundada por Elon Musk. Estas soluções têm como foco setores como o agronegócio, mineração, óleo e gás e o próprio setor elétrico.
Veja a matéria completa no site da CIO Review: https://bit.ly/top20-cioreview
Com longa atuação no fornecimento de soluções de conectividade via satélite para atender operações de missão crítica, dentre elas as operações regulatórias do setor elétrico – comunicação com o ONS e para operação remota de usinas e subestações – a Briskcom apresentou, nesta última edição da Brazil Windpower, um conjunto de soluções de conectividade para atender as novas demandas trazidas pela transformação digital.
Todos sabemos das profundas mudanças que o setor elétrico vem vivendo, pressionado pelas atuais exigências de maior eficiência e sustentabilidade em sua operação. A chamada digitalização tem papel central neste cenário que, materializada em uma ampla gama de novas tecnologias, conceitos e ideias, promete os tão almejados ganhos operacionais e nos convida a repensar os modelos de negócio vigentes.
Muitas peças de um verdadeiro quebra-cabeças a ser montado. É essa a sensação que predomina entre aqueles que estão à frente da operação dos empreendimentos do setor elétrico. E as telecomunicações são peças essenciais e bastante complexas.
Quando se fala em criptomoedas, a Solana chama bastante atenção. A velocidade impressionante da Solana…
Programa Fornecedores SUS já liberou R$ 117 milhões desde 2024 para fortalecer a indústria nacional…
Contratos inteligentes são como pequenos programas que rodam na rede Ethereum, mudando o jeito que…
Montadora de veículos elétricos enfrenta seu pior momento em anos enquanto concorrência chinesa avança globalmente…
Quando o Bitcoin passa por um halving, muitos no mercado de criptomoedas ficam de olho…
Medidas protecionistas ameaçam US$ 2 bilhões em exportações do setor cafeeiro e podem redefinir a…