Conecte-se conosco

MG

Briskcom apresenta na Brazil Windpower solução integrada de conectividade como habilitadora da transformação digital no setor elétrico

Filipe Andrade

Publicado

em

Com longa atuação no fornecimento de soluções de conectividade via satélite para atender operações de missão crítica, dentre elas as operações regulatórias do setor elétrico – comunicação com o ONS e para operação remota de usinas e subestações – a Briskcom apresentou, nesta última edição da Brazil Windpower, um conjunto de soluções de conectividade para atender as novas demandas trazidas pela transformação digital.

Todos sabemos das profundas mudanças que o setor elétrico vem vivendo, pressionado pelas atuais exigências de maior eficiência e sustentabilidade em sua operação. A chamada digitalização tem papel central neste cenário que, materializada em uma ampla gama de novas tecnologias, conceitos e ideias, promete os tão almejados ganhos operacionais e nos convida a repensar os modelos de negócio vigentes.

Muitas peças de um verdadeiro quebra-cabeças a ser montado. É essa a sensação que predomina entre aqueles que estão à frente da operação dos empreendimentos do setor elétrico. E as telecomunicações são peças essenciais e bastante complexas.

Com isso em vista e respaldada pela sua expertise em soluções de telecomunicações para o setor, reuniu empresas e tecnologias distintas que se complementam para apresentar uma solução ampla, que contempla as demandas de comunicação externa e interna de uma usina de energia elétrica.

Briskcom, Khomp, Actar e a dinamarquesa Spacetech denMACH expuseram uma gama de possibilidades e aplicações para viabilizar a adoção das novas tecnologias e possibilitar a transformação digital das plantas de energia.

Além das já tradicionais demandas de comunicações regulatórias do setor, especialidade da Briskcom, agregamos ao nosso portfólio soluções para atender as demandas de telecomunicações para as áreas internas aos empreendimentos. São soluções baseadas em rede LTE privada e rede IoT LoRa, fornecidas pela Khomp: comunicação com equipes em áreas remotas, controle de acesso, sensoriamento de ativos, manutenções assistidas por realidade aumentada, apenas para citar algumas.

E, para complemento, apresentamos o dispositivo portátil e de baixo custo e de baixíssimo consumo de energia desenvolvido pela Spacetech para conexão de sensores através de satélites de Baixa Órbita (LEO).

Fechando esse combo se soluções integradas, a Actar oferece uma gama de soluções de cibersegurança, para garantir a integridade de toda a informação trafegada por meio da adoção das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado.

Outra possibilidade interessante destacada na solução apresentada pela Briskcom é a possibilidade de expandir a rede de para comunidades próximas, desprovidas de infraestrutura, levando acesso à internet e, com isto, conhecimento e inclusão social. O aspecto social, além de ajudar a quem precisa, pode colocar companhias na trilha do ESG, tema tão vivo e relevante no universo corporativo.

Segundo a Briskcom, a solução promete acelerar o processo de modernização dos parques, pois permite que as companhias foquem em seu core business, no desenvolvimento dos processos e na capacitação das pessoas, deixando a camada de comunicação nas mãos de quem entende bem do assunto.

Cláudio Calonge CEO da Briskcom
Cláudio Calonge, CEO da Briskcom

Segundo Cláudio Calonge, CEO da Briskcom, todas as soluções e aplicações apresentadas na feira estão prontas para serem implementadas: “A transformação digital é prioridade e precisa acontecer de maneira mais ágil no setor elétrico para ajudar as companhias a produzir mais e melhor. e Através de nossa expertise no setor e do nosso conhecimento técnico, estamos prontos para fazer isso acontecer”.

Nosso time da SITS Capital está à disposição para avaliar carteiras de investidores que já investem ou para auxiliar quem deseja iniciar neste tipo de ativo.

Basta entrar em contato conosco pelo nosso site ou por Whatsapp/ Telefone – (31) 3191 7305.”

Conheça a carteira de ações do Banco SAFRAclicando aqui.

Continue lendo