Conecte-se conosco

MG

Empresa mineira de conexão via satélite entre as 20 companhias de tecnologia mais promissoras da América Latina

Filipe Andrade

Publicado

em

Empresa mineira de conexão via satélite entre as 20 companhias de tecnologia mais promissoras da América Latina

Na última semana de 2022 a Revista americana CIO Review, especializada em tecnologia da informação, listou as 20 empresas de tecnologia mais promissoras da América Latina, e neste seleto grupo está a Briskcom, empresa mineira de conexão via satélite, especializada em oferecer conectividade de alto desempenho para operações em regiões isoladas do Brasil.

Revista americana, CIO Review, premia a Briskcom, empresa mineira de conexão via satélite, como uma das mais promissoras da região

A premiação internacional, já concedida a outras empresas brasileiras de destaque no setor de tecnologia, como a gigante do varejo digital VTEX, vem a coroar a atuação da Briskcom no desenvolvimento de soluções que visam fomentar a transformação digital no setor elétrico brasileiro.

A grande maioria das operações de geração e transmissão de energia acontece em regiões remotas do país, onde a infraestrutura de telecomunicações é precária ou em alguns casos até inexistente, sendo assim um grande obstáculo para a adoção de novas tecnologias como, Inteligência Artificial, IoT, Blockchain e Cibersegurança, por exemplo.

Através de suas soluções satelitais próprias e da integração de fornecedores de softwares e hardwares a Briskcom consegue fomentar o desenvolvimento destas aplicações independentemente da região onde estejam localizadas.

“O setor elétrico é dos mais críticos para o nosso país, o seu desenvolvimento é mais do que importante, é fundamental para a nossa população, e a conectividade é peça crucial na sua modernização e bom funcionamento” Diz Cláudio Calonge, CEO da Briskcom.

Com 20 anos de atuação no setor elétrico, a Briskcom não quer parar por aí, está em conversas avançadas com empresas europeias, desenvolvendo novas soluções baseadas nos satélites de baixa órbita, tecnologia utilizadas por empresas como a famosa Starlink, fundada por Elon Musk. Estas soluções têm como foco setores como o agronegócio, mineração, óleo e gás e o próprio setor elétrico.

Veja a matéria completa no site da CIO Review: https://bit.ly/top20-cioreview

Briskcom, empresa mineira, na Brazil Windpower

Com longa atuação no fornecimento de soluções de conectividade via satélite para atender operações de missão crítica, dentre elas as operações regulatórias do setor elétrico – comunicação com o ONS e para operação remota de usinas e subestações – a Briskcom apresentou, nesta última edição da Brazil Windpower, um conjunto de soluções de conectividade para atender as novas demandas trazidas pela transformação digital.

Todos sabemos das profundas mudanças que o setor elétrico vem vivendo, pressionado pelas atuais exigências de maior eficiência e sustentabilidade em sua operação. A chamada digitalização tem papel central neste cenário que, materializada em uma ampla gama de novas tecnologias, conceitos e ideias, promete os tão almejados ganhos operacionais e nos convida a repensar os modelos de negócio vigentes.

Muitas peças de um verdadeiro quebra-cabeças a ser montado. É essa a sensação que predomina entre aqueles que estão à frente da operação dos empreendimentos do setor elétrico. E as telecomunicações são peças essenciais e bastante complexas.

Continue lendo