Com uma queda de mais de 60% dos Bitcoins no ano de 2022, o staking é considerado os dividendos das criptos. Ou pelo menos, uma forma de obter renda passiva a partir de um investimento tão volátil.
Para quem tem um pequeno conhecimento do mercado de criptomoedas sabe que as negociações entre agentes do mercado ou pessoas físicas precisam ser validados, gerando maior segurança e transparência para as transações (para os entendedores, podemos chamar de mineração/ staking).
Nesse sentido, durante todo o processo de compra e venda de criptos, agentes independentes organizam e centralizam as transações com o objetivo de receber mais criptomoedas pelos serviços prestados.
Em outras palavras, os mineradores e os stakers de criptos validam a veracidade dos dados do blockchain, e assim, as transações realizadas entre os usuários.
Na prática, o investidor de criptos precisa ter uma carteira destes ativos, mantê-la por um período específico e, com isso, validar as diversas negociações que são realizadas neste mercado.
No mercado de ações, investidores podem “apostar” na alta ou na queda de uma determinada ação. Nesse sentido, se João operar vendido (apostar na queda) da petrobras (petr4/ petr3) e as ações caírem, ele terá um ganho com essa queda.
No entanto, se João vendeu ações da Petrobras ele precisou pegar emprestado de um outro investidor que tinha essa ações e resolveu aluga-las para ele.
Com isso, o investidor que realizou o empréstimo obteve ganho de juros por ter emprestado as ações para o João, mesmo com a desvalorização dos ativos.
Da mesma forma, através do staking, pode emprestar seus tokens para a rede, que paga aos usuários remunerações pelos seus ativos.
Como mencionado acima, através do staking você empresta suas moeda digitais para ajudar a validar as compras e vendas no mercado de criptos.
Ou seja, como uma forma de dividendo ou poupança, o investidor que tem uma carteira de criptoativos pode se beneficiar com juros recebidos pelas validações das transações de forma passiva.
É usado por várias criptomoedas e as transações são validadas em blocos pelos computadores da rede.
Esse processo acontece por meio da resoluções de problemas matemáticos e que podem ser bastante complexos. Com isso, esse caso demanda mais energia computadores de alta tecnologia (neste caso podemos chamar o processo de mineração).
No PoS não ocorre a mineração, propriamente dita. Por outro lado, os agentes que validam as transações são recompensados a partir da quantidade de criptomoedas que eles possuem.
Como um empréstimo, quanto mais criptos você possui, mais você recebe.
Você jura que está economizando com aquele plano de internet básico. Mas já parou pra…
Confira como ex-CEO e diretores orquestraram manipulação contábil de R$ 25 bilhões que levou gigante…
Confira as principais notícias do Mercado Hoje 03/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A corrida dos gigantes elétricos entra em nova fase com a BYD ultrapassando a Tesla…
Milhares de aposentados tiveram empréstimos consignados depositados em suas contas sem autorização; entenda o esquema…
A EuroChem, empresa global no setor de nutrição de plantas, abriu 67 vagas temporárias para…