Staking os dividendos das criptos - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Criptoativos

Staking os dividendos das criptos

Filipe Andrade

Publicado

em

Empresas distribuem dividendo e JCP

Com uma queda de mais de 60% dos Bitcoins no ano de 2022, o staking é considerado os dividendos das criptos. Ou pelo menos, uma forma de obter renda passiva a partir de um investimento tão volátil.

Entenda o que é Staking

Para quem tem um pequeno conhecimento do mercado de criptomoedas sabe que as negociações entre agentes do mercado ou pessoas físicas precisam ser validados, gerando maior segurança e transparência para as transações (para os entendedores, podemos chamar de mineração/ staking).

Nesse sentido, durante todo o processo de compra e venda de criptos, agentes independentes organizam e centralizam as transações com o objetivo de receber mais criptomoedas pelos serviços prestados.

Em outras palavras, os mineradores e os stakers de criptos validam a veracidade dos dados do blockchain, e assim, as transações realizadas entre os usuários.

Como atuar através de Staking, os dividendos das criptos

Na prática, o investidor de criptos precisa ter uma carteira destes ativos, mantê-la por um período específico e, com isso, validar as diversas negociações que são realizadas neste mercado.

Ainda não ficou claro? Vamos utilizar o mercado de ações como exemplo:

No mercado de ações, investidores podem “apostar” na alta ou na queda de uma determinada ação. Nesse sentido, se João operar vendido (apostar na queda) da petrobras (petr4/ petr3) e as ações caírem, ele terá um ganho com essa queda.

No entanto, se João vendeu ações da Petrobras ele precisou pegar emprestado de um outro investidor que tinha essa ações e resolveu aluga-las para ele.

Com isso, o investidor que realizou o empréstimo obteve ganho de juros por ter emprestado as ações para o João, mesmo com a desvalorização dos ativos.

Da mesma forma, através do staking, pode emprestar seus tokens para a rede, que paga aos usuários remunerações pelos seus ativos.

Uma forma de ganhar renda passiva através das criptos

Como mencionado acima, através do staking você empresta suas moeda digitais para ajudar a validar as compras e vendas no mercado de criptos.

Ou seja, como uma forma de dividendo ou poupança, o investidor que tem uma carteira de criptoativos pode se beneficiar com juros recebidos pelas validações das transações de forma passiva.

2 forma para realizar o staking os dividendos das criptos

Proof of Work (PoW)

É usado por várias criptomoedas e as transações são validadas em blocos pelos computadores da rede.

Esse processo acontece por meio da resoluções de problemas matemáticos e que podem ser bastante complexos. Com isso, esse caso demanda mais energia computadores de alta tecnologia (neste caso podemos chamar o processo de mineração).

Proof of Stake (PoS)

No PoS não ocorre a mineração, propriamente dita. Por outro lado, os agentes que validam as transações são recompensados a partir da quantidade de criptomoedas que eles possuem.

Como um empréstimo, quanto mais criptos você possui, mais você recebe.

Continue lendo