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Chaves Pix da 99Pay foram vazadas por falha no sistema
As chaves Pix da 99Pay foram vazadas por uma falha no sistema. No total, 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos tiveram seus dados expostos, segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (10). A exposição ocorreu em dados cadastrais, mas não afetou a movimentação de dinheiro. Esse foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Durante os dias 26 de junho a 2 de julho, o vazamento incluiu o nome do usuário, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta. No entanto, dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
Todos que tiveram suas informações expostas serão avisados por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. Portanto, o Banco Central alerta para desconsiderar comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e e-mail.
Entretanto, é importante notar que a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado. Elas ficaram visíveis para terceiros por um tempo e podem ter sido capturadas. Em todos os 11 incidentes com chaves Pix até agora, somente informações cadastrais foram expostas, sem senhas e saldos bancários.
Além disso, a entidade informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. Dependendo da gravidade, a legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página onde os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados à chave Pix ou outros dados pessoais em poder do BC.
Chaves Pix da 99Pay vazadas já tiveram a falha no sistema sanada
Em resposta ao incidente, a 99Pay informou por meio de nota que a falha de segurança foi sanada. O vazamento não resultará em perdas financeiras, pois não expôs nenhum dado sensível. A instituição declarou que os usuários afetados representam apenas 0,0003% de sua base. A empresa está à disposição para prestar esclarecimentos e apoio.
Ademais, a 99Pay reforçou seu compromisso com a segurança, privacidade de dados e combate às fraudes digitais. Seus canais oficiais de atendimento continuam disponíveis para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível. Por fim, a 99Pay destacou a importância de manter a confiança dos usuários em todas as suas operações.