PIX: A revolução bancária que dobrou as transações - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Educação Financeira

PIX: A revolução bancária que dobrou as transações

Filipe Andrade

Publicado

em

Chave Pix: Banco Central comunica vazamento de dados

O Pix tem se consolidado como uma opção preferencial em relação às transferências tradicionais, TED e DOC, em pouco mais de dois anos de existência. Em 2021, as transações via Pix totalizaram 5,7 bilhões, mas em 2022 esse número ultrapassou os 11,7 bilhões, mais que dobrando nesse período.

Enquanto isso, as transferências por TED e DOC registraram uma queda de 29%, de acordo com a “Pesquisa de Tecnologia Bancária” divulgada pela Febraban. Rodrigo Mulinari, diretor do comitê de inovação e tecnologia da Febraban, destacou o crescimento sustentável do Pix desde o seu lançamento.

É possível conquistar sua liberdade financeira em até 5 anos? Baixe nossa planilha gratuita e simule o que você precisa fazer para viver apenas do seus investimentosClique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

Crescimento do PIX

Alguns pontos são mencionados para justificar esse crescimento: a migração de transações de DOC e TED para o Pix, além do aumento do número de pessoas que antes não utilizavam transferências digitais e agora passaram a usar o Pix. Em 2022, 48% dos usuários cadastrados realizaram mais de 30 operações por mês, em comparação com 27% em 2021, considerando oito bancos. Além disso, houve um aumento de 24% no número de usuários, totalizando 88,7 milhões de cadastros, segundo nove bancos.

A pesquisa também revelou que 8 em cada 10 transações bancárias realizadas em 2022 foram digitais, ou seja, feitas por meio de dispositivos móveis, internet banking ou WhatsApp. Houve um aumento significativo no uso do mobile banking, com 107,1 bilhões de operações realizadas via celular, um aumento de 54% em relação a 2021. As transações via internet banking somaram 17,8 bilhões, um aumento de 2%, enquanto as realizadas via WhatsApp alcançaram 56,2 milhões, um aumento impressionante de 531%.

O total de operações efetuadas por meio desses canais digitais em 2022 foi de 124,9 bilhões, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Além disso, o acesso por celular também se destacou na abertura de contas, representando 63% das 46,2 milhões de contas correntes abertas em 2022, de acordo com dados de 13 bancos. Em relação ao total de 469 milhões de contas ativas no setor bancário, quase metade delas (48%) é acessada por meio do canal mobile.

Novo golpe

Recentemente, a Receita Federal alertou a população sobre um novo golpe do PIX. Muito similar aos golpes já praticados anteriormente, mas que pode deixar o cidadão um pouco mais preocupado.

Desde o início das transferências via PIX muitos já caíram em golpes para empréstimos, golpes para ganhar/ doar dinheiro e até mesmo golpes pelo whatsapp, achando que poderia ser algum amigo ou familiar.

Continue lendo