Nacional
Supermercado Dia anuncia pedido de recuperação judicial e fechamento de lojas
O Supermercado Dia, rede varejista espanhola, anunciou que solicitou uma recuperação judicial no Brasil, devido aos resultados negativos persistentes da empresa. Nesse sentido, a companhia vai fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição, mantendo-se apenas em São Paulo após 23 anos no país. Com isso, o objetivo é “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”.
Em 14 de março, a rede já havia anunciado fechamento de 343 lojas e três armazéns, concentrando-se em São Paulo para reestruturar operações. Além disso, a medida foi tomada devido aos persistentes resultados negativos.
“São lojas de baixo desempenho”, explicou o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier. Do mesmo modo, após os fechamentos, serão analisadas alternativas estratégicas para o restante dos negócios no Brasil.
Estratégia do Supermercado Dia após o pedido de RJ
A princípio, os recursos serão direcionados aos mercados mais lucrativos na Espanha e Argentina. A empresa alcançou liderança nesses mercados com foco em distribuição de alimentos em proximidade.
Em comunicado à imprensa, o Dia afirmou estar ajustando o número de lojas para focar na região de São Paulo. Ainda mais, a empresa continuará operando 244 unidades na área.
O Dia inaugurou sua primeira loja no Brasil em 2001. Em agosto, saiu de Portugal para focar em mercados principais, além de reduzir alavancagem financeira líquida.
Em fevereiro, reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, comparado aos 124 milhões de euros em 2022.
Outra rede varejista tem feito for expansão
O Grupo DMA, proprietário das marcas EPA e Mineirão Atacarejo, encerra sua presença no Espírito Santo após duas décadas. Com isso, as operações serão assumidas pelo Supermercado BH, a quinta maior rede do Brasil. Contudo, o anúncio oficial será feito em breve.
Nesse sentido, as negociações foram concluídas rapidamente nos últimos dias. Do mesmo modo, a data exata da transição ainda não foi definida, mas provavelmente ocorrerá em julho. Ainda mais, os executivos das duas redes estão estudando a melhor forma de incorporar as lojas sem prejudicar o funcionamento das 34 unidades. Na próxima semana, a equipe de gestão dos Supermercados BH estará em Vitória.