Bolsa de valores
Petróleo e minério de ferro derrubam o Ibovespa
Nesta quinta-feira 17/02, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 1,43%. Nesse sentido, a queda do valor do petróleo e do minério de ferro, principais commodities do país, contribuiu para queda das maiores ações da bolsa brasileira.
Enquanto isso, os destaques positivos de quinta-feira ficaram por conta de Totvs (TOTS3), Marfrig (MRFG3) e EDP Brasil (ENBR3). Por outro lado, o destaque negativo ficou por conta de CSN (CSNA3) que fechou em queda de 5,85%.
Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 1,78%, 2,12% e 2,88%, respectivamente. Contudo, informações desencontradas entre a possível guerra entre Rússia e Ucrânia pesam sobre as bolsas norte-americanas.
O dólar fechou em R$5,16, alta de 1,16% frente ao real, após 3 dias consecutivos de baixa com aumento da exposição de investidores estrangeiros na bolsa brasileira.
1. Mercados globais
Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,13% às 09:00. Do mesmo, as ações do setor de infraestrutura são os destaques positivos no continente.
Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,26% e o índice NASDAQ sobe 0,60%.
Na China, a bolsa de Shangai fechou positiva em 0,66%, com destaque positivo para o setor de construção civil.
2. Sobre o COVID
Mais de 382,6 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 17/02 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 71,43% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.
3. Notícias importantes de hoje
A Energisa (ENGI11) divulgou fato relevante sobre o contrato para compra das ações de emissão da Gemini Energy. Além disso, a holding de energia elétrica, pagará cerca de de R$ 0,35 por ação da Gemini.