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Blog ainda pode ser caminho para incrementar vendas, afirmam especialistas

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Com as estratégias certas, ferramenta pode aumentar o tráfego orgânico e gerar leads qualificados.

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Foto: Freepik

Manter um blog ativo é uma estratégia para empresas que desejam aumentar a visibilidade, conquistar clientes e impulsionar vendas. Embora novas formas de conteúdo tenham ganhado espaço nos últimos anos, como as postagens nas redes sociais, pesquisas indicam que o blog continua relevante para melhorar o desempenho comercial.

Segundo a HubSpot, empresas que utilizam blogs geram, em média, 97% mais links de entrada e recebem 55% mais visitantes em seus sites. Além disso, negócios com blogs ativos têm 434% mais páginas indexadas pelo Google, aumentando as chances de serem encontrados pelos consumidores.

Para a CEO da Experta, Flávia Crizanto, acreditar que blog é “coisa do passado” é estar desatualizado. Segundo ela, a produção desse tipo de conteúdo é uma estratégia de sucesso para qualquer empresa, ampliando a presença digital, melhorando a conversão de leads e fortalecendo o relacionamento com os clientes. 

No entanto, ela destaca que, diante das constantes mudanças no comportamento digital, é preciso adaptar-se às novas dinâmicas e estar atento a fatores como a experiência do usuário e a qualidade do conteúdo.

“O ponto principal que você precisa saber é que não se trata de apenas produzir conteúdo. Hoje, a inteligência artificial (IA) é capaz de fazer isso em escala. A otimização, a estrutura editorial e a autoridade por trás da informação é que fazem a diferença”, enfatiza a especialista.

Autoridade e SEO como diferenciais

Além de atrair visitantes, o blog é um recurso que possibilita construir autoridade no mercado. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas que compartilham conhecimento por meio de blogs se posicionam como referência no setor, o que aumenta a credibilidade junto ao público-alvo.

Muitas decisões de compra começam na busca por informações, e conteúdos bem produzidos podem guiar esse processo, educando a audiência, gerando pertencimento de marca e transformando o público em leads mais fáceis de se tornarem clientes. 

O conteúdo também faz com que o site se posicione melhor no Google e seja encontrado com facilidade, conforme indica o Sebrae. Para isso, pode ser interessante aplicar estratégias de search engine optimization (SEO) na gestão de conteúdo, como o uso de palavras-chave. 

“A otimização de palavras-chave estratégicas facilita o ranqueamento nos buscadores e melhora o alcance orgânico. Além disso, o ROI (retorno sobre investimento) em SEO é bastante alto e duradouro. Se a estratégia for bem aplicada, os resultados são visíveis e exigem um investimento menor do que publicidade paga”, complementa a CEO da Experta.

Veja dicas para um blog de sucesso

Manter uma frequência de postagens gera resultados em blogs. Segundo a HubSpot, empresas que publicam 16 ou mais conteúdos por mês conseguem 4,5 vezes mais leads do que aquelas que produzem menos de quatro postagens no mesmo período.

A regularidade ajuda a construir um público fiel e fortalece a autoridade da marca no mercado, desde que os conteúdos sejam relevantes para a audiência. O Sebrae alerta que textos longos e desatualizados podem afastar leitores, comprometendo o engajamento. 

Em contrapartida, publicações atemporais, como guias e tutoriais, podem gerar frutos mesmo meses ou anos após a publicação. A experiência do usuário também deve ser uma prioridade, com uma navegação clara e intuitiva. Seções desnecessárias, como históricos extensos ou links de parceiros podem dificultar o acesso às informações.

Além da atenção à produção de conteúdo e estrutura do site, Crizanto recomenda acompanhar métricas como tempo de permanência na página, taxa de conversão e origem do tráfego. Com esses dados, é possível ajustar a estratégia para otimizar o desempenho do blog e incrementar a atração e a conversão de clientes.

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