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iFood cria novas ferramentas de acordo entre Clientes e Restaurantes e reduz em 30% os cancelamentos de pedidos

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, promoveu mais de 20 mudanças no aplicativo do restaurante no último ano que otimizam a rotina de empreendedores e clientes. Nesse sentido, o resultado faz parte do balanço do 3º Fórum de Restaurantes, encerrado em maio, depois de um ano de trocas entre a empresa e 23 donos de estabelecimentos parceiros, representativos de toda a base cadastrada no app.

Do mesmo modo, o Fórum promoveu encontros mensais com o objetivo de contribuir com a visão de melhoria da plataforma, para testar soluções e dar feedbacks. Além disso, foram mais de 30 horas de troca, com testes de 18 melhorias apenas na frente de cancelamento, um dos principais problemas levantados pelos restaurantes.

Ainda mais, as alterações na política de cancelamento foram uma das mais evidentes. Com a escuta ativa entre a companhia e restaurantes, foram testadas e incorporadas no app ferramentas para que os estabelecimentos passassem a poder negociar com o cliente. Entretanto, a negociação é do reembolso parcial de itens que não foram entregues. Em 71% das vezes, o reembolso do item em questão foi aceito, evitando eventuais golpes e prejuízos. A abertura de maior troca entre restaurantes e consumidores também possibilitou alertar sobre pedidos atrasados e negociar um prazo de entrega maior.

Economia gerada com as melhorias feitas pelo Ifood

As iniciativas envolvendo melhorias no cancelamento geraram uma economia de 10 milhões de reais por mês aos restaurantes.

“O processo de escuta do Fórum de Restaurante é muito valioso para a gente porque nos aproxima das dores dos parceiros e nos possibilita pensar e solucionar os problemas em conjunto. Vamos continuar a olhar para melhorias com a contribuição de uma nova turma do Fórum de Restaurante, que se inicia em julho”, afirma Beatriz Pentagna, head de experiência do restaurante, do iFood.

Robert de Jesus, dono do restaurante Macarrão & Cia Grill, é um dos empreendedores cadastrados no iFood que participou da 3ª edição do Fórum. Ele foi um dos que trouxe problemas relacionados ao cancelamento. “Agora, a gente tem o recurso de falar com o cliente, que é ótimo. Por isso, me preocupei em treinar a minha equipe como agir e como responder melhor. Ainda mais, o cancelamento do meu restaurante, que era de 2%, agora está em 0,6%”, afirma Robert.

Para ele, a participação no Fórum mudou sua visão sobre o delivery. “Hoje, as entregas são 60% da minha receita, e consigo entender melhor a operação e as complexidades envolvidas em cada mudança no app. Tenho mais empatia e fico feliz quando vejo novas atualizações porque penso: tive dedo nisso”, diz.

“Tive participação nessa melhoria”. Como restaurantes estão ajudando o iFood a melhorar pelo Fórum de Restaurantes 2024

Outros temas também avançaram durante o Fórum

  • Financeiro: diminuição em 60% na quantidade de chamados abertos relacionados a esse tema no app;
  • Atendimento e tela de desempenho: implementação do botão de ajuda com informações relevantes sobre operação e implementação de informações e concorrência como indicadores estratégicos;
  • Visibilidade: informações evidentes para se tornar um Selo Super, reconhecimento de excelência com base nas avaliações de clientes. São restaurantes que costumam ter receita 82% maior e 58% mais pedidos. Já são 80% dos parceiros com Selo Super no app.
  • Avaliações: alteração da forma em que os clientes avaliam os pedidos, houve um aumento de 8% de avaliações realizadas no app para 22%.
  • Cardápio: implementação de soluções à base de inteligência artificial para melhoria de itens do cardápio, como descrição de itens. Atualmente, 81% dos parceiros que clicam nesta solução aceitam as sugestões de IA.

Daqui para frente: próximas melhorias previstas pelo Fórum

O iFood já está trabalhando em novas melhorias, tendo como um dos objetivos deste ano reduzir prejuízos às lojas. Do mesmo modo, esse prejuízos são causados pelos cancelamentos por atraso de restaurantes com entrega própria. Nesse sentido, é quando o cliente desiste do pedido por causa da demora. Hoje, estatisticamente dentro do app, os restaurantes que realizam as suas próprias entregas possuem cinco vezes mais cancelamentos por esse motivo que os demais. Os custos por causa desse tipo de cancelamento chegam a R$15 milhões por mês para os estabelecimentos.

Por isso, o iFood já lançou uma ferramenta que permite que o estabelecimento responsável pela entrega negocie um novo tempo com o cliente. Isso tem evitado que o consumidor cancele por falta de previsão de horário de chegada do pedido. Até agora, 95% dos clientes aceitaram esperar o novo tempo da entrega oferecido pelos restaurantes.

“A pessoa que faz o pedido não quer cancelar. As novas ferramentas ajudam o restaurante a evitar perdas por insatisfação do cliente e também a fidelizar o consumidor à medida que traz mais equilíbrio. Além disso, também trazem transparência para essa relação”, diz Pentagna.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Filipe Andrade

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Filipe Andrade
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