Nacional

Startup mineira aposta no mercado de fidelização e arrecada R$ 100 milhões no ano

O mercado de gestão de fidelização – isto é, de pacotes de vantagens e benefícios que buscam adesão, engajamento e vínculo do cliente a uma marca – tem crescido no mundo 17% ao ano desde 2022. Com isso, deve chegar a US$ 25,8 bilhões em 2028, aponta recente estudo da consultoria internacional Research and Markets. Nesse sentido, uma Startup mineira tem aproveitado esse crescimento.

A incorporação de inovações tecnológicas nessa gestão é mencionada no estudo como uma das principais razões por esse impulso. É o segmento de Loyalty Techs, formado por plataformas de gestão de tais programas, conectando as empresas que oferecem pacotes a seus clientes, aquelas que são as parceiras na oferta dos benefícios e vantagens, e os consumidores propriamente ditos.

Startup mineira Alloyal

No Brasil, o segmento vem sendo desbravado pela Alloyal, startup em franca expansão. Em 2023, ela ultrapassou a marca dos R$ 100 milhões em vendas anuais, o dobro em relação a 2022. Assim, a receita mensal subiu 150%, cruzando a marca de R$ 1 milhão por mês. No último trimestre, consolidado em fevereiro, as receitas já somam R$ 70 milhões.

O potencial do mercado de gestão de fidelização enxergado pela startup é tamanho que levou a empresa a, inclusive, mudar de nome neste ano, para afirmar seu reposicionamento. Fundada há sete anos em Belo Horizonte (MG) com a denominação Lecupon, desde fevereiro último a plataforma se chama Alloyal.

“Para deixar a era do cupom de lado e entregar uma solução completa de lealdade e ainda mais personalizada de acordo com as necessidades dos nossos clientes, precisávamos fazer uma grande mudança de posicionamento”, explica o CEO da startup, Aluísio Cirino. Oferecer soluções de loyalty “nunca vistas no Brasil” é o propósito da nova marca.

Avalição do CEO da Loyalty

Na avaliação de Cirino, embora o conceito de Loyalty Tech e mesmo o mercado de gestão de fidelização soem como novidades no país, na prática as organizações têm se dado conta da necessidade de se adequarem a novas concepções e perspectivas. É dizer, no lugar de pacotes de vantagens que se restringem a descontos, uma maior preocupação em oferecer experiências, como benefícios mais personalizados.

Há, no entanto, um longo caminho a se percorrer em direção a esse horizonte promissor. O CEO da Startup mineira, Alloyal, menciona um dado apurado pelo Global Customer Loyalty Report 2024, da Antavo, loyalty tech do Reino Unido. Segundo o estudo, 65,4% dos proprietários de programas de fidelidade classificam seus pacotes como “racionais”, ao passo que apenas 14,5% como “emocionais” (outros 20,1% como “mistos”).

Os programas “racionais” são aqueles voltados essencialmente a recompensas, como descontos, cupons, vouchers. Os “emocionais”, ao contrário, ampliam a oferta personalizada, promovendo no consumidor sentimentos de valorização. “As experiências marcantes não se limitam a descontos ou vantagens similares. São importantes, mas não tudo. É preciso às empresas estabelecerem uma relação mais próxima e personalizada com seus clientes”, analisa Cirino.

Desse modo, as tecnologias de informação são aliadas. Plataformas loyalty techs como a Alloyal lançam mão da automação, aprendizado da máquina, algoritmos e inteligência artificial para que as empresas clientes possam oferecer a cada consumidor benefícios e vantagens mais adequados a seu perfil.

“Nesse sentido”, detalha Cirino, “as ferramentas são customizáveis, para construir vínculos de lealdade de ponta a ponta”. De sorteios a serviços de telemedicina, opções de benefícios estão em desenvolvimento pela Alloyal para serem colocadas à disposição do mercado ao longo do ano.

Sobre a empresa

Atualmente, a Alloyal conta com uma base de 5 milhões de usuários, em 500 empresas clientes da plataforma, espalhadas em todas as regiões do Brasil. Ao todo, são 25 mil estabelecimentos cadastrados no país – entre lojas físicas e online, restaurantes, postos de combustível, passagens aéreas, entre outros.

Filipe Andrade

Posts Recentes

Como integrar sua carteira de criptomoedas a outros serviços financeiros?

Gerenciar ativos digitais de forma segura e prática é cada vez mais fácil com o…

14 horas atrás

Dicas para apostar no Bilhete Tradicional com segurança

Apostar no Bilhete Tradicional pode ser uma experiência divertida, mas como toda atividade que envolve…

20 horas atrás

Mercado Hoje 13/05/2025: Saiba as principais notícias

Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 13/05/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…

22 horas atrás

Aplicativo para encontrar gasolina mais barata é lançado pelo governo de MG

Um aplicativo para encontrar gasolina mais barata finalmente chega aos motoristas mineiros. Agora, não é…

2 dias atrás

Mercado Hoje 10/05/2025: Confira as principais notícias

Confira as principais notícias do Mercado Hoje 10/05/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…

2 dias atrás

Educação financeira para mães empreendedoras: Saiba a importância

Educação financeira para mães empreendedoras ainda é um grande desafio no Brasil. Muitas mulheres decidem…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!