Nacional

Tarifa de energia elétrica pode reduzir em 2024. Veja o percentual

A redução da tarifa de energia elétrica em 3,5% este ano é uma meta do governo, conforme minuta de medida provisória obtida pela imprensa. Nesse sentido, essa ação visa quitar os empréstimos feitos pelas distribuidoras durante a pandemia e a crise hídrica de 2021.

Além disso, para alcançar essa redução, o governo planeja antecipar pagamentos previstos na lei de privatização da Eletrobras. Esses pagamentos serão destinados à “conta Covid” e à “conta escassez hídrica”.

Essas contas surgiram de transações de emergência para lidar com os custos adicionais da pandemia e da escassez hídrica entre 2020 e 2021. A falta de chuvas obrigou as empresas a contratar energia mais cara.

Atualmente, o custo desses empréstimos é repassado para os consumidores através dos reajustes tarifários, impactando diretamente na conta de luz.

A medida provisória também aborda o aumento da tarifa de energia no Amapá, um problema político para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Medida que abaixa Tarifa de energia elétrica está em processo de finalização

O texto da medida está finalizado e aguarda publicação no Diário Oficial da União, segundo interlocutores do governo.

Para reduzir as tarifas, o governo planeja transferir recursos de três fontes principais: fundos regionais da Eletrobras, antecipação das transferências da Eletrobras para a conta de subsídios e investimentos obrigatórios em pesquisa, desenvolvimento e eficiência energética.

Os fundos regionais da Eletrobras foram criados pela lei que permitiu sua privatização em 2021. A União poderá transferir parte desses recursos para as tarifas de energia, propostos pelo Ministério de Minas e Energia e aprovados pelos comitês gestores dos fundos.

A antecipação dos depósitos da Eletrobras na conta de subsídios, a CDE, também será uma fonte para redução das tarifas. O governo pretende antecipar essas transferências, embora o valor ainda não esteja definido.

Os investimentos obrigatórios das distribuidoras em pesquisa, desenvolvimento e eficiência energética também serão utilizados. O governo planeja utilizar parte dos recursos não destinados a projetos contratados ou iniciados até 1º de setembro de 2020.

Os recursos dos fundos regionais da Eletrobras serão aplicados para reduzir as tarifas nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Já a antecipação dos depósitos na conta de subsídios será destinada à redução das tarifas, priorizando a quitação antecipada dos empréstimos da conta Covid e da conta escassez hídrica, com impacto previsto de 3,5% na conta de luz em 2024.

Os recursos dos investimentos obrigatórios serão direcionados às tarifas de energia ou à CDE, de acordo com a definição do Ministério de Minas e Energia.

Filipe Andrade

Posts Recentes

Como sair das dívidas em 2026: Veja esse guia prático

Como sair das dívidas em 2026 se tornou uma das principais preocupações financeiras dos brasileiros.…

15 horas atrás

Conta de luz de janeiro de 2026 vai ficar mais barata. Veja valores

A conta de luz de janeiro de 2026 terá uma notícia positiva para os consumidores…

1 dia atrás

O valor das criptomoedas

Falar sobre o valor das criptomoedas não é uma tarefa tão simples, já que a…

1 dia atrás

Fundos imobiliários hoje 02-01-2026. Veja as informações dos Fiis

Os fundos imobiliários hoje 02-01-2026 começam o ano com um cenário positivo para quem acompanha…

2 dias atrás

Dólar hoje 02-01-2026. Veja as informações da moeda americana

O dólar hoje 02-01-2026 começou o primeiro pregão do ano em queda no mercado brasileiro,…

2 dias atrás

Mercado Hoje 02-01-2026: Saiba as principais notícias

Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 02-01-2026 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest:…

2 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!