O grupo EuroChem, destacado produtor global de fertilizantes, celebra, nesta quarta-feira, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do presidente da repúbica Lula, a inauguração de um complexo industrial em Minas Gerais. Com capacidade anual para 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, equivale a 15% da produção nacional.
Inserido na região do Alto Paranaíba, o complexo mineroindustrial da Serra do Salitre visa reduzir a dependência do agronegócio brasileiro das importações de fertilizantes. Atualmente essa dependência é de 85%. Este projeto, com mais de US$ 1 bilhão de investimentos, marca a entrada da EuroChem fora da Europa. Nesse sentido, a empresa adota, um modelo verticalizado que integra mineração, beneficiamento, produção e distribuição.
Com mais de 350 milhões de toneladas de reservas minerais em uma mina de fosfato a céu aberto, a unidade possui uma vida útil de aproximadamente 25 anos. Além disso, o projeto inclui uma planta de ácido sulfúrico, outra de ácido fosfórico, e unidades de acidulações e granulações.
Salitre, como produto final, fabricará fertilizantes essenciais à agricultura, como SSP (Super Simples), TSP (Triplo Simples) e MAP (Fosfato Monoamônico), destinados principalmente às lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar, segundo a EuroChem.
Gustavo Horbach, diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, enfatiza a importância estratégica desse ativo, tornando a EuroChem um protagonista significativo na produção de fertilizantes no Brasil e na América do Sul. Ele destaca o alinhamento com o Plano Nacional de Fertilizantes. Do mesmo modo, isso contribui para o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, para a soberania alimentar do país.
David Crispim, diretor de operações do Complexo de Salitre, prevê que a capacidade do complexo em distribuir fertilizantes fosfatados de alta qualidade proporcionará uma maior competitividade nas culturas agrícolas de MG. Além disso, também nos estados de GO, SP, MS e MT, devido a vantagens logísticas.
A Skala Cosméticos, marca mineira líder em haircare no Brasil, conhecida por seus produtos 100% veganos, foi adquirida pelo grupo de investimento norte-americano Advent International. O valor da transação não foi divulgado. Entretanto, a gestora de fundos confirmou que integra parte dos US$ 2 bilhões destinados a negócios na América Latina.
Há mais de dois anos, a empresa sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, iniciou as negociações com o grupo dos EUA. Com um crescimento anual de aproximadamente 30% nos últimos anos, a Skala é a quarta maior no segmento de haircare no Brasil. Nesse sentido ela expandiu sua presença para mais de 40 países.
As finanças dos brasileiros seguem em evidência devido ao ritmo acelerado com que o dinheiro…
No universo das apostas esportivas, interpretar estatísticas é uma das ferramentas mais valiosas para tomar…
Belo Horizonte vive um momento interessante no mercado de locação residencial. A capital mineira passou…
Os fundos imobiliários hoje 05-12-2025 seguem em destaque no mercado financeiro e atraem investidores que…
Dólar hoje 05-12-2025 é um tema que domina as atenções nesta quinta-feira, pois o mercado…
Notícias Hoje 05-12-2025: o dia começou com um dos principais destaques sendo a disputa entre congresso…