O grupo EuroChem, destacado produtor global de fertilizantes, celebra, nesta quarta-feira, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do presidente da repúbica Lula, a inauguração de um complexo industrial em Minas Gerais. Com capacidade anual para 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, equivale a 15% da produção nacional.
Inserido na região do Alto Paranaíba, o complexo mineroindustrial da Serra do Salitre visa reduzir a dependência do agronegócio brasileiro das importações de fertilizantes. Atualmente essa dependência é de 85%. Este projeto, com mais de US$ 1 bilhão de investimentos, marca a entrada da EuroChem fora da Europa. Nesse sentido, a empresa adota, um modelo verticalizado que integra mineração, beneficiamento, produção e distribuição.
Com mais de 350 milhões de toneladas de reservas minerais em uma mina de fosfato a céu aberto, a unidade possui uma vida útil de aproximadamente 25 anos. Além disso, o projeto inclui uma planta de ácido sulfúrico, outra de ácido fosfórico, e unidades de acidulações e granulações.
Salitre, como produto final, fabricará fertilizantes essenciais à agricultura, como SSP (Super Simples), TSP (Triplo Simples) e MAP (Fosfato Monoamônico), destinados principalmente às lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar, segundo a EuroChem.
Gustavo Horbach, diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, enfatiza a importância estratégica desse ativo, tornando a EuroChem um protagonista significativo na produção de fertilizantes no Brasil e na América do Sul. Ele destaca o alinhamento com o Plano Nacional de Fertilizantes. Do mesmo modo, isso contribui para o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, para a soberania alimentar do país.
David Crispim, diretor de operações do Complexo de Salitre, prevê que a capacidade do complexo em distribuir fertilizantes fosfatados de alta qualidade proporcionará uma maior competitividade nas culturas agrícolas de MG. Além disso, também nos estados de GO, SP, MS e MT, devido a vantagens logísticas.
A Skala Cosméticos, marca mineira líder em haircare no Brasil, conhecida por seus produtos 100% veganos, foi adquirida pelo grupo de investimento norte-americano Advent International. O valor da transação não foi divulgado. Entretanto, a gestora de fundos confirmou que integra parte dos US$ 2 bilhões destinados a negócios na América Latina.
Há mais de dois anos, a empresa sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, iniciou as negociações com o grupo dos EUA. Com um crescimento anual de aproximadamente 30% nos últimos anos, a Skala é a quarta maior no segmento de haircare no Brasil. Nesse sentido ela expandiu sua presença para mais de 40 países.
Um shopping em BH agora conta com um novo e sofisticado espaço para consumidores exigentes.…
Confira as principais notícias do Mercado Hoje 07/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A empresa dinamarquesa Novo Nordisk anunciou um investimento significativo para expandir sua fábrica em Montes…
Reajuste de até 5,06% começa a valer nesta segunda-feira (31) e afetará milhares de medicamentos…
Confira qual é o impacto da obrigatoriedade do novo Código de Regime Tributário (CRT 4)…
Stablecoin lastreada no real brasileiro, A BRL1 promete aumentar a liquidez e a estabilidade no…