Nacional

Dona do Burger King quer comprar Starbucks no Brasil

A Zamp SA (ZAMP3), dona do Burger King e da Popeyes, está em negociações para se tornar a master franqueada da Starbucks no Brasil. Nesse sentido o anúncio foi feito à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em comunicado nesta quarta-feira (21).

Em resposta a questionamentos da CVM sobre uma reportagem, a Zamp esclareceu que iniciou tratativas com a Starbucks Corporation para explorar a marca no Brasil. Até o momento, não há proposta ou acordo firmado, exceto por um acordo de confidencialidade.

No mesmo dia, a Zamp comunicou que o fundo árabe Mubadala se tornou o controlador da empresa, detendo 58,2% do capital social. O Mubadala gerencia US$ 276 bilhões em ativos globalmente e já possuía participação na Zamp.

Dona do Burger King, Zamp SA, terá um desafio com a dívida bilionária da Starbucks

Atualmente, a marca Starbucks no Brasil está sob a gestão da SouthRock, que entrou em recuperação judicial em dezembro do ano passado. Ainda mais as dívidas giram em torno de de R$ 1,8 bilhão. A consultoria Mixxer Desenvolvimento Empresarial destaca a oportunidade estratégica para a Starbucks, considerando a situação da SouthRock em recuperação judicial.

O consultor Eugênio Foganholo ressalta que manter a marca Starbucks sob o controle de uma empresa em recuperação judicial é prejudicial para a corporation americana. Cerca de 40 lojas da Starbucks foram fechadas no Brasil desde o final do ano passado. Do mesmo modo, isso inclui alguns casos de despejo, além da retirada do aplicativo e encerramento do programa de fidelidade pela SouthRock.

Com o Mubadala assumindo o controle, especialistas apontam que a Zamp terá impulso para expandir seus negócios, potencialmente formando um robusto portfólio de franquias de alimentação, incluindo Burger King, Starbucks e Popeyes. Ainda mais, a possibilidade de novas aquisições e a entrada de novas marcas no Brasil também são consideradas.

O consultor Alberto Serrentino destaca a força da marca Starbucks, caracterizando-a como mais do que uma cafeteria, sendo uma marca aspiracional e lifestyle. Ele enfatiza que a maior parte do faturamento não está no café, mas nos drinks e no menu de sanduíches, consolidando a Starbucks como um negócio com potencial e valor.

Diante dos desafios enfrentados pela Starbucks no Brasil, a possível parceria com a Zamp emerge como uma oportunidade estratégica para revitalizar a marca no país, fortalecendo sua presença e explorando o mercado brasileiro de forma mais assertiva.

Filipe Andrade

Posts Recentes

Trabalho temporário no final do ano: Veja os direitos do trabalhador

O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…

3 horas atrás

Mercado Hoje 21/11/2024: Veja as principais notícias

Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…

7 horas atrás

Game District adquire participação majoritária na Gleam Games, conhecida por seu popular jogo de quebra-cabeça EverBlast

A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…

2 dias atrás

Microsoft vai investir R$ 14,7 bilhões no Brasil. Veja em qual cidade

A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de…

2 dias atrás

Mercado Hoje 19/11/2024: Saiba as principais notícias

Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 19/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Aversão…

2 dias atrás

Cemig vai investir R$ 310 milhões para evitar apagões com drones

A Cemig (CMIG4) está comprometida em reforçar a resiliência da rede elétrica em Minas Gerais…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!