Nacional
Carros mais vendidos do Brasil em 2023. Veja lista dos 50
Com o intuito de mostrar tendência no país, a Jato do Brasil divulgou recentemente a lista dos 50 carros mais vendidos do Brasil ao longo de 2023. Nesse sentido, pela terceira vez consecutiva, a Fiat Strada liderou as vendas entre os veículos leves, com expressivas 120.603 unidades comercializadas. Ainda mais, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão o Volkswagen Polo, com 111.247 unidades, e o Chevrolet Onix, com 102.049 unidades vendidas.
Do mesmo modo, no segmento dos SUVs, o Volkswagen T-Cross se destacou, emplacando mais de 72 mil unidades ao longo do ano. Além disso, na categoria dos sedãs, o Chevrolet Onix Plus liderou, registrando 74 mil unidades vendidas no mesmo período.
Veja a relação completa dos 50 carros mais vendidos do Brasil em 2023
- Fiat Strada: 120.603 unidades
- Volkswagen Polo: 111.247 unidades
- Chevrolet Onix: 102.049 unidades
- Hyundai HB20: 88.909 unidades
- Chevrolet Onix Plus: 74.898 unidades
- Fiat Mobi: 73.433 unidades
- Volkswagen T-Cross: 72.448 unidades
- Fiat Argo: 66.720 unidades
- Chevrolet Tracker: 66.651 unidades
- Hyundai Creta: 65.826 unidades
- Renault Kwid: 63.001 unidades
- Jeep Compass: 59.118 unidades
- Volkswagen Nivus: 52.106 unidades
- Fiat Toro: 51.314 unidades
- Nissan Kicks: 50.781 unidades
- Fiat Cronos: 50.760 unidades
- Honda HR-V: 48.061 unidades
- Jeep Renegade: 47.400 unidades
- Toyota Hilux: 46.921 unidades
- Volkswagen Saveiro: 46.601 unidades
- Fiat Pulse: 45.812 unidades
- Toyota Corolla: 42.989 unidades
- Toyota Corolla Cross: 42.077 unidades
- Fiat Fastback: 40.411 unidades
- Hyundai HB20S: 30.282 unidades
A princípio, a diversidade de modelos nas primeiras posições destaca a competitividade do mercado automotivo brasileiro. Contudo, isso evidencia as preferências dos consumidores ao longo do ano de 2023.
Carros que podem sair de linha: Veja 10 modelos
O final do ano sempre traz especulações sobre carros que podem ser descontinuados. Nesse sentido, raramente, as fabricantes anunciam com antecedência carros que podem sair de linha, preferindo edições limitadas finais, como as lançadas por Volks, Fiat e Renault nos últimos anos para Kombi, Gol, Uno e Sandero.
Entretanto, muitas vezes, modelos são retirados sem aviso prévio, como ocorreu com o Renault Captur e o Voyage, sedã da Volks. Além disso, o fechamento da fábrica da Ford na Bahia, que produzia Ka e EcoSport, também pegou o mercado de surpresa em 2021.
Ainda mais, as fabricantes não declaram com antecedência a descontinuidade de um modelo, tornando as baixas vendas um indicativo. Contudo, exceto por carros de alto valor ou de nicho, veículos com baixa demanda, especialmente os fabricados no Brasil, podem não justificar a produção.
Veja os carros neste link!