Conecte-se conosco

Ações

Petrobras anuncia queda histórica no preço do gás

Filipe Andrade

Publicado

em

Petrobras anuncia queda histórica no preço do gás

A Petrobras (PETR4) divulgou que haverá uma redução média de 8,1% no preço de venda de gás natural para as distribuidoras a partir de 1º de maio. Com isso, essa medida está em conformidade com os contratos acordados pela estatal com as empresas. Esse contrato abrange o trimestre fevereiro-março-abril. Ainda mais, levam em conta a variação do preço da molécula e do transporte por dutos.

De acordo com um comunicado da Petrobras, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás. Nesse sentido, essa atualização é vinculada às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Ainda mais, durante o trimestre em referência, o petróleo teve uma queda de cerca de 8,7%. Já o câmbio teve uma apreciação de aproximadamente 1,1%.

Chega de se preocupar com as contas no final do mês! Com nossa planilha exclusiva, você terá em mãos uma ferramenta poderosa para organizar suas finanças e alcançar a liberdade financeira. Com ela, você poderá planejar seus investimentos, controlar seus gastos e ter uma visão clara das suas receitas e despesas. Não perca mais tempo e baixe agora mesmo nossa planilha gratuita. Clique aqui e comece a transformar sua vida financeira hoje mesmo!

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M. A partir de maio de 2023, essa parcela sofrerá uma atualização de aproximadamente 0,2%.

Petrobras já reduziu o preço em 19% neste ano

Com a atualização anunciada pela Petrobras, o preço do gás natural vendido para as distribuidoras acumulará uma redução de cerca de 19% no ano. No entanto, a petrolífera enfatiza que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia. Ele também é influenciado pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens e pelos tributos federais e estaduais.

Essa redução no preço do gás natural pode ser uma boa notícia para as empresas que utilizam o produto como matéria-prima e para os consumidores finais que utilizam o GNV em seus veículos. No entanto, é importante lembrar que o preço do gás natural ainda está sujeito a variações no mercado e que essa redução pode não ser suficiente para compensar as altas anteriores.

Companhia registra o maior lucro da história em 2022

Petrobras (PETR4) divulgou, na quarta-feira (01/04), um lucro líquido recorde de R$ 188,328 bilhões em 2022, o maior da história da empresa. Além disso, esse valor foi 76,6% acima do valor recorde anterior de R$ 106,668 bilhões registrado em 2021. Segundo levantamento realizado por Einar Rivero, do TradeMap, o lucro da Petrobras também foi o maior da história entre empresas listadas na bolsa de valores brasileira.

Com isso, esse resultado foi obtido graças às “diversas ações gerenciais relevantes tomadas ao longo dos últimos anos”, de acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Rodrigo Araujo Alves. Ele destacou que, apesar de o preço do petróleo já ter atingido patamares similares em anos anteriores, a empresa nunca havia alcançado resultados tão expressivos.

Continue lendo