Nacional
Dia das mulheres: Liderança feminina cresce em empresas brasileiras
No Dia Internacional das Mulheres, vale destacar a pesquisa da Grant Thornton, que aponta que, no Brasil, as mulheres ocuparam 38% dos cargos de liderança em 2020. Isso significa um crescimento de 13 pontos percentuais em comparação a 2019.
8 de março o Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU em 1977
Embora ainda haja muito a ser feito em prol da igualdade de gênero no universo corporativo, o país está à frente da média da América Latina (35%). No entanto, ainda está atrás de outros países, como África do Sul (42%), Turquia e Malásia (40%) e Filipinas (39%).
Exemplo de empresa em Minas Gerais mostra o potencial da liderança feminina nesse Dia das Mulheres
Um exemplo de empresa que vem apostando na liderança feminina é a Água Mineral Viva, localizada em Itaúna, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Após um processo de reestruturação em seu organograma, a empresa passou a ser gerida exclusivamente por mulheres nos três principais cargos.
São elas, Karina Nogueira na superintendência comercial, Roberta Simões responsável pelo administrativo/financeiro e Delane Mabel à frente de toda a área operacional da fábrica. Além disso, há líderes femininas em outros setores da organização, como controladoria, recursos humanos e produção.
Com isso, apesar dos desafios enfrentados pela liderança feminina, Karina destaca que o cenário empresarial tem se mostrado mais receptivo às mulheres. Para ela, é importante que essa presença seja vista de forma cada vez mais natural, uma vez que competência e talento não têm relação com gênero.
A líder ressalta ainda que as mulheres têm um olhar mais diferenciado e holístico. Com isso, engloba não apenas as questões operacionais e mercadológicas, mas também o capital humano.
Ainda mais, Karina e suas colegas de liderança na Água Mineral Viva têm desenvolvido ações para valorizar o profissional para além da empresa. Nesse sentido, são feitas campanhas de estímulo ao bem-estar dos colaboradores.
A companhia contratou também uma empresa de transporte para facilitar o trajeto dos funcionários de casa até a fábrica. Com isso, esse benefícios melhora a qualidade de vida da equipe. Delane Mabel percebeu que as mudanças implementadas pelo trio feminino refletem em melhorias na produtividade da empresa, uma vez que as pessoas estão mais engajadas e a comunicação mais eficaz. A gestora destaca que a liderança feminina é multidisciplinar e tem grande capacidade para criar relações humanas dentro e fora da empresa.
Ana Vorcaro, sócia da Sits Capital, escritório de investimentos credenciado ao Banco Safra, fala sobre planejamento financeiro pessoal
Organizar as finanças é fundamental para o sucesso de um negócio ou objetivo pessoal. Sem organização financeira, qualquer orçamento pode ser comprometido, resultando em dívidas e impedindo as pessoas de alcançarem suas aposentadorias e realizarem seus sonhos. A partir de um planejamento financeiro adequado, é possível controlar receitas e despesas. Isso pode melhorar a saúde financeira estabelecendo metas e planos de ação.
Nesse sentido, com uma combinação de planejamento e organização financeira, é possível monitorar com precisão as receitas e despesas e fazer uma reflexão crítica sobre seu dinheiro. Isso ajuda a evitar dívidas e alcançar metas financeiras, bem como a investir dinheiro de maneira consciente e tomar decisões financeiras mais sábias, como avaliar se é viável comprar um carro desejado.
De acordo com Ana Vorcaro, assessora de investimentos e sócia da Sits Capital, escritório de investimentos credenciado ao Banco Safra, essa é a única forma de ter sucesso financeiro.