Conecte-se conosco

Educação Financeira

O que é planejamento financeiro pessoal

Filipe Andrade

Publicado

em

O que é planejamento financeiro pessoal

Organizar as finanças é fundamental para o sucesso de um negócio ou objetivo pessoal. Sem organização financeira, qualquer orçamento pode ser comprometido, resultando em dívidas e impedindo as pessoas de alcançarem suas aposentadorias e realizarem seus sonhos. A partir de um planejamento financeiro adequado, é possível controlar receitas e despesas, melhorando a saúde financeira e estabelecendo metas e planos de ação.

Com isso, ter uma vida financeira saudável requer planejamento e organização, sem atalhos ou soluções mágicas. Dessa forma, é possível identificar hábitos prejudiciais à saúde financeira e tomar medidas corretivas.

Nesse sentido, com uma combinação de planejamento e organização financeira, é possível monitorar com precisão as receitas e despesas e fazer uma reflexão crítica sobre seu dinheiro. Isso ajuda a evitar dívidas e alcançar metas financeiras, bem como a investir dinheiro de maneira consciente e tomar decisões financeiras mais sábias, como avaliar se é viável comprar um carro desejado.

De acordo com Ana Vorcaro, assessora de investimentos e sócia da Sits Capital, escritório de investimentos credenciado ao Banco Safra, essa é a única forma de ter sucesso financeiro.

Ana Vorcaro

Segundo Ana, o planejamento financeiro pessoal é importante para todos, não apenas para aqueles que estão com dificuldades financeiras.

Ela explica que, para quem tem as contas no vermelho, o planejamento é uma forma de regularizar suas finanças, enquanto para quem já está organizado financeiramente, o planejamento pode ajudar ainda mais a manter a organização e fazer investimentos.

Como fazer se organizar e fazer planejamento financeiro

O primeiro passo para ter sucesso financeiro é conhecer a realidade financeira atual. Para isso, é necessário fazer uma análise das finanças pessoais, que permitirá entender a situação financeira. Ainda mais, com esse conhecimento, é possível estabelecer metas realistas e montar um plano financeiro eficaz.

Depois de conhecer a realidade financeira, é preciso estabelecer objetivos e separar receitas e despesas. É importante anotar todas as transações financeiras, incluindo despesas fixas e variáveis. Segundo o consultor financeiro, a diferenciação entre despesas fixas e variáveis pode ajudar a encontrar formas de economizar dinheiro.

Além disso, é importante entender as razões que levaram à endividamento. Controle as suas emoções e vícios de consumo excessivo, que são comuns. Compreenda esses fatores para melhorar sua saúde financeira. Quando você começar a controlar suas receitas e despesas, é hora de começar a construir uma reserva de emergência.

Ainda mais, é importante ter uma reserva financeira para situações inesperadas, como imprevistos ou oportunidades. Isso ajudará a evitar endividamento e manter a saúde financeira e aproveitar oportunidades únicas. E se for preciso, não tenha medo de procurar ajuda de profissionais, como um assessor de investimentos, que podem lhe orientar sobre a melhor maneira de investir o seu dinheiro, aumentando suas chances de sucesso e alcançar seus objetivos financeiros.

O time time da SITS Capital esta à disposição para avaliar carteiras de investidores que já investem ou para auxiliar quem deseja iniciar neste tipo de ativo.

Basta entrar em contato pelo nosso site ou por Whatsapp/ Telefone – (31) 3191 7305.

Continue lendo