Renda passiva com investimentos seja com ações ou com fundos imobiliários (FIIS) - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Ações

Renda passiva com investimentos seja com ações ou com fundos imobiliários (FIIS)

Filipe Andrade

Publicado

em

Bolsa está barata?

Cada vez mais investidores buscam aumentar seus faturamentos por meio de uma Renda passiva com investimentos seja com ações ou com fundos imobiliários (FIIs).

Com isso, trazemos as principais ações visando pagamento de dividendos e FIIs recomendados pelo Banco Safra em Setembro, para que você esteja antenado sobre o que a gestora que têm trazido um dos melhores resultados do Brasil no ano de 2022 tem como cenário de investimentos.

Adicionalmente, é importante lembrar das diferenças entre FIIs e Ações, com isso, vamos falar dos riscos relacionados à estes ativos.

Sendo assim, antes de realizar seus investimentos busque uma assessoria especializada (SITS Capital – Safra Invest) e seja fiel ao seu perfil de investidor.

Veja algumas dicas para escolher a melhor assessoria de investimentos.

Qual a diferença entre FIIs e Ações?

Fundos Imobiliários ou FIIs são instrumentos de investimentos formados por grupos de pessoas com o objetivo de ter retornos com empreendimentos imobiliários.

Os principais tipos de FIIS são:

  1. Fundos de Tijolo (que investem em prédios, shoppings, galpões de logística, hospitais, dentre outros);
  2. Fundos de Papel (que investem em rendas fixas lastreadas ao setor imobiliário, como LCIs, CRIs e outros;
  3. Fundos de Fundos (também chamados de FOFs, esses fundos investem em cotas de outros FIIs).

Ações são pequenas frações de companhias de capital aberto, ou seja, aquelas que são negociadas na Bolsa de Valores. As ações ordinárias (ON) têm o direito ao voto ao sócio nas assembleias da empresa e as preferenciais (PN) não têm direito a voto, mas tem prioridade no momento de receber os proventos/ dividendos.

Adicionalmente, por se tratarem de pequenas frações de empresas listadas na bolsa, cada investimento neste tipo de ativo tem uma característica diferente. Por exemplo, uma empresa em estágio de crescimento pode obter um crescimento maior do seu preço negociado na bolsa. Já uma empresa mais consolidada têm uma chance maior de entregar dividendos para os seus acionistas.

Para se obter uma renda passiva com investimentos seja com ações ou com fundos imobiliários (FIIS), qual a melhor escolha?

Como citado anteriormente, tanto ações quanto FIIs podem prover uma renda passiva para o investidor.

No caso de FIIs, é importante ressaltas que 95% do lucro recebido são obrigados a serem repassados aos seus acionistas (por meio de dividendos – que hoje, são isentos de Imposto de Renda).

No caso de ações, 25% dos lucros devem ser divididos entre os acionistas de cada empresa.

Além disso, é importante destacar que, no geral, FIIs têm menos volatilidade do que ações e pagam mais dividendos em cada período.

Consequentemente, investidores que buscam uma renda para complementar o seu salário estão mais propensos a investirem em FIIs.

No entanto, vale dizer que empresas mais consolidadas no mercado e empresas com fluxos de caixa estáveis (como empresas de energia, saneamento, etc.) também dividem boa parte dos seus lucros com seus acionistas.

Carteira SAFRA – FIIS Setembro de 2022

Para o mês de setembro, a Carteira Recomendada de FIIs promove a exclusão do HSI Malls (HSML11), pois realizamos lucro com suas ações após uma valorização de 23,2% desde a sua inclusão na carteira em 6 de Maio de 2022.

Neste sentido, estamos incluindo o XP Malls (XPML11) em nossa carteira de fundos imobiliários por conta de seu portfólio diversificado, de alta qualidade e que vem apresentando um forte desempenho nos últimos meses, provando sua resiliência.

Além disso, o XP Malls conta com o benefício da expansão de dois importantes ativos (Shopping Cidade Jardim e Catarina Fashion Outlet), com inauguração prevista para o final de 2022, o que tende a impulsionar seus resultados olhando adiante.

Confira abaixo a carteira sugerida para janeiro. Entre aqui para conhecer mais detalhes.

Banco SAFRA
FIIS SAFRA SETEMBRO

Carteira SAFRA – Ações Dividendos Setembro de 2022

Para o mês de setembro, a Carteira de Dividendos retira a JBS e a AES Brasil e inclui o Porto e a Eletrobras.

Estamos retirando as ações da AES Brasil, pois suas ações negociam a um valuaiton bastante atrativo, mas acreditamos que o aumento de capital em curso tende a manter uma pressão sobre as ações da companhia.

Apesar de considerarmos a ação da JBS muito barata no nível atual de 4,4x EV/EBITDA 2023, não há nenhum catalisador de curto prazo que possa levar a uma re-precificação do ativo, o que justifica sua exclusão.

Quanto às inclusões, mesmo o Porto divulgando resultados ainda fracos no curto prazo, olhando para frente vemos que a companhia está próxima de um ponto de inflexão. 

Já sobre a Eletrobras, gostamos de suas ações, pois acreditamos que após a privatização existem várias possibilidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração em estratégia de vendas, ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal.

Veja abaixo como fica a carteira sugerida. Para mais detalhes, clique aqui.

Banco safra
AÇÕES DIVIDENDOS SAFRA SETEMBRO
Continue lendo