Conecte-se conosco

Educação Financeira

Como escolher o AAI para seu investimento render mais

Filipe Andrade

Publicado

em

Crédito no Brasil: juros e inadimplência em alta

Após o forte crescimento e consolidação do mercado de escritórios de investimentos no Brasil, o investidor busca como escolher o AAI para seu investimento render mais.

E, como qualquer profissão, é importante saber identificar os melhores assessores e aqueles que entregarão serviços/ produtos personalizados e adequados ao seu perfil.

Com isso, em primeiro lugar, é importante entender o que significa esta sigla e quem são os AAIs.

Nesse sentido, confira a entrevista com o sócio fundador da SITS Capital – SAFRA Invest (Felipe Estevam) e as principais perguntas que devem ser feitas antes de determinar qual banco, corretora, escritório ou gestora você irá investir.

O que são AAIs (Agentes Autônomos de Investimentos)?

AAIs são pessoas físicas ou jurídicas credenciadas à uma instituição financeira. Estes profissionais têm o objetivo de prospectar e captar clientes, fornecer informações sobre investimentos e registrar ordens de clientes para as instituições que estes são credenciados.

Hoje, os AAIs ou, de forma simples, Assessores de Investimentos (AIs), são aproximadamente 20 mil no país, credenciados à diversas instituições financeiras.

Qual a diferença entre um AAI e o gerente de banco?

Uma das principais diferenças entre os profissionais de agências bancárias dos assessores de investimentos é a autonomia que os assessores possuem em relação às instituições que eles/ elas são vinculados(as) e como isso pode ser benéfico para o cliente final.

Na prática, os AIs possuem parcerias com corretoras, bancos e etc. enquanto os gerente são contratados. Nesse sentido, veja um exemplo:

Se por um lado o gerente de um grande banco possa não ter a autonomia de oferecer ao cliente a melhor rentabilidade de um produto ou até mesmo distribuir o investimento mais adequado para ele/ ela (seja por uma meta interna ou alguma campanha sendo feita pela instituição), o AI poderá entregar taxas mais atrativas e buscar investimentos mais adequados para cada cliente.

É importante dizer que o exemplo acima não se generaliza à todos bancários e nem à todos os assessores de investimentos, por isso trouxemos este artigo para você.

Por que os AAIs podem me entregar taxas mais atrativas e oferecer um atendimento mais personalizado?

Em primeiro lugar, como o próprio nome já diz, os AAIs são profissionais autônomos, que são capazes de definir taxas mais atrativas para os investidores abrindo mão de parte das suas comissões.

Em segundo lugar, os AIs são profissionais que, usualmente, têm uma quantidade muito menor de clientes do que de um gerente de banco, por exemplo. Dessa forma, enquanto um bancário possui, aproximadamente, 200-1000 clientes, os AIs possuem, na maioria das vezes, menos de 100 clientes. Com isso, a proximidade gerada dos clientes com seus assessores é maior e, como consequência, o AI pode ser mais dinâmico e assertivo em seu atendimento.

Em terceiro lugar, os AIs são profissionais que focam 100% ou grande parte do tempo somente em produtos de investimento. Ou seja, se um profissional de banco precisa lidar com tarefas administrativas, empréstimos pessoais, financiamentos, seguros, contas correntes, dentre outros, o AI fica encarregado somente da sua carteira de investimentos.

No caso de produtos financeiros que saiam de suas alçadas, os AIs geralmente trazem especialistas destes produtos para atenderem os clientes.

Por exemplo, o AI que identifica a necessidade de um cliente abrir uma empresa para otimizar seus impostos em relação à imóveis ou a necessidade de um cliente fazer um seguro de vida, este profissional irá buscar um profissional especialista no assunto.

Desta forma, o cliente é atendido por profissionais com mais experiência e que trarão melhores opções aos investidores.

Existem diversos escritórios de investimentos hoje no Brasil, então como escolher o AAI para seu investimento render mais e quais perguntas devem ser feitas antes de definir com quem investir?

Um dos principais diferenciais que o investidor deve buscar antes de escolher um agente de investimentos é saber qual instituição é “parceira” daquele profissional.

Instituições mais robustas e focadas em investimentos possuem mais produtos e, consequentemente, terão opções mais adequadas aos diferentes perfis.

Nesse sentido, fizemos algumas perguntas ao Felipe Estevam, profissional com mais de 10 anos no mercado financeiro, passando por escritórios de investimentos e gestoras, atuando tanto como analista quanto assessor de investimentos. Hoje, Felipe é sócio fundador da SITS Capital, escritório credenciado ao Banco SAFRA e, para ele, certos pontos são essencias para que o investidor tenha um atendimento de excelência, confira abaixo:

Os nossos clientes são atendidos por especialistas com vasta experiência de mercado e que possuem uma infraestrutura de um banco de investimentos com mais de 180 anos.

Além disso, nossos assessores possuem equipes multidisciplinares como suporte, o que proporciona um atendimento a qualquer hora, de forma próxima e personalizada.

Uma combinação dos especialistas da SITS com os produtos do SAFRA Invest oferece um diferencial que auxilia os clientes a alocarem nos melhores investimentos, dado seus perfis de risco e tempo de mercado.

Felipe Estevam também nos trouxe o que um investidor deve perguntar a um escritório de investimentos antes de ingressar com aquela instituição:

O ponto mais importante para a SITS é que nossos clientes se sintam próximos e confiantes em relação aos seus investimentos. Acredito que essa é uma grande virtude do nosso escritório quando comparado com outros.

Na minha visão, algumas das perguntas que precisam ser feitas antes de tomar uma decisão de onde alocar os recursos são:

1- Por quem eu vou ser atendido e como vocês trabalham, no sentido de frequência de contato com seus clientes?

Apesar das plataformas de investimentos apresentarem as rentabilidades e resultados obtidos em determinados períodos, é essencial que o cliente entenda como foram atingidos e o porquê daqueles resultados.

Adicionalmente, sempre converso sobre a situação do mercado atual, o que facilita no entendimento das estratégias de investimento.

Infelizmente, tivemos um ano de 2021 e início de 2022 com muitos investidores mal atendidos e com baixos rendimentos. Por isso acredito tanto neste nosso diferencial.

2- Quais são as taxas indicativas de rentabilidade e quais produtos são os melhores para mim?

Dado o momento atual, entendemos que ter diligência e atuar com cautela irá beneficiar o patrimônio dos nossos clientes.

Com isso, contamos com o SARA invest para nos fornecer taxas que vêm batendo o mercado e, a partir de uma conversa detalhada, construimos uma carteira que seja adequada para aquele investidor.

3- Esclarecer todas as suas dúvidas em relação a estratégia, produtos de investimento e custos envolvidos com o serviço prestado.

Com o SAFRA Invest, a abertura e manutenção da conta, assim como toda assessoria não tem custo para o cliente.

Eu vejo isso como um grande benefício, especialmente dada a robustez e qualidade da instituição.

Nesses anos de mercado, já me deparei com clientes que pagam taxas à gestoras de recursos que não oferecem qualquer tipo de personalização e assessores de investimentos que deixam de fornecer produtos que seriam mais adequados para o cliente.

Com isso, nas minhas primeiras conversas com clientes sempre busco entender quanto aquela pessoa entende sobre o mercado e qual o perfil de risco que eu estou lidando.

Na SITS, temos desde clientes extremamente sofisticados, que investem em derivativos, até clientes que têm dúvida sobre a taxa CDI.

Nesse sentido, eu gosto de lembrar que da mesma forma que me sinto mais tranquilo quando um médico me explica no detalhe sobre uma consulta, o meu dever é explicar a fundo sobre os produtos e o mercado financeiro.

Então Felipe, como escolher o AAI para seu investimento render mais?

Além dos pontos que citei acima, busque uma instituição de confiança. Não há espaço para tomar riscos em corretoras ou gestoras sem uma boa infraestrutura.

Também é bom lembrar que o escritório de investimentos é um negócio como qualquer outro. Nesse sentido, busque as melhores taxas e os melhores especialistas para te atender.

Hoje a SITS tem feito algo diferente para a captação e atendimento de novos clientes?

Recentemente, fizemos uma campanha que vem dado muito certo. Para os clientes que possuem mais de R$ 100 mil em investimentos oferecemos uma revisão completa de suas posições financeiras.

No caso de investimentos e fundos de previdência, nossos especialistas de investimentos fazem uma revisão completa dos produtos. No caso de seguros e/ou financiamentos, nossos profissionais revisam todas as cláusulas dos produtos, de forma a esclarecer qualquer dúvida que a pessoa pode ter.

Para outras questões mais complexas, trazemos nossos parceiros externos, sejam advogados ou consultores financeiros.

Usualmente, em 24 horas já temos um diagnóstico pronto para o investidor. Após isso, marcamos uma reunião presencial ou vídeo para entregar nosso produto.

Ficou bem bacana, acho que estamos, de fato, ajudando os brasileiros a investirem cada vez melhor.

Para solicitar um diagnóstico dos seus investimentos é necessário preencher o formulário da nossa página (clique aqui para ser direcionado ou acesse https://www.sits.capital/contato).

Felipe Estevam – Sócio fundador da sits capital – SAFRA Invest
Continue lendo