Conecte-se conosco

Educação Financeira

Como é calculado o preço do combustível pela Petrobras?

Filipe Andrade

Publicado

em

Petrobras paga 2ª parcela dos dividendos na sexta. Saiba os valores

Muitos brasileiros ainda procuram saber o mistério dos altos preços da gasolina e diesel: Você sabe como é calculado o preço do combustível pela Petrobras?

Já divulgado no Mercado Hoje sobre as dúvidas dos brasileiros sobre calculo do preço do combustível pelo Petrobras (PETR3/ PETR4), trazemos nesse artigo as variáveis que afetam seus custos.

Paridade de preços internacionais

De acordo com os dirigentes da Petrobras, a empresa segue os parâmetros internacionais em relação aos preços de combustíveis em dólar. Com isso, além de outras variáveis, quanto mais alto o preço do petróleo e até mesmo, o dólar, podem impactar os preços nas bombas de postos.

Como é calculado o preço do combustível pela Petrobras?

Apesar de serem compostos por químicos similares, tanto o diesel quanto a gasolina possuem variáveis diferentes em relação às suas composições de preços.

Nesse sentido, trazemos o detalhamento da composição dos dois tipos de combustíveis.

Antes, vale saber as 4 principais variáveis que afetam o seu bolso, de acordo com o site de notícias Infomoney: (a) O lucro da Petro, (b) Impostos Federais, (c) Custos de Distribuição e (d) Custos de Adição de Biocombustíveis.

Quer saber no detalhe as variáveis e as porcentagens das composições dos custos? Veja abaixo:

Gasolina

Fonte: Petrobras

Diesel

Fonte: Petrobras

Qual a expectativa para termos quedas nos preços dos combustíveis?

Apesar de não ser uma pergunta trivial, alguns fatores já mencionados aqui devem ser levados em conta.

Primeiramente, o conflito entre Rússia e Ucrânia vem afetando fortemente os preços nas bombas, uma vez que a Rússia é um dos principais produtores de petróleo.

Em segundo lugar, o próprio preço do petróleo, que é cotado em dólar, teve fortes aumentos nos últimos anos.

Em terceiro lugar, ainda não é claro para os brasileiros e para o Governo a melhor forma de conduzir os preços dos combustíveis no Brasil. Em outras palavras, a Petro está para servir os brasileiros ou seus acionistas?

De quebra, tivemos mais uma mudança na presidência da empresa.

Continue lendo