Conecte-se conosco

Notícias

Startups passam por momento desafiador

Avatar photo

Publicado

em

Startups passam por momento desafiador

Startups no Brasil e no mundo passam por momento desafiador. Esta situação pode estar atrelada a alguns fatores, veja quais:

Startups passam por momento desafiador pela falta de novos investidores

Em primeiro lugar, muitas startups obtiveram excesso de recursos, olhando para trás. Em outras palavras, empresas que necessitavam de recursos financeiros, para ingressar suas operações ou para expandi-las, foram capazes de adquiri-los devido ao forte apetite de investidores.

Na prática, fundos de investimentos em venture capital, plataformas de crowdfunding e até mesmo pessoas físicas conheceram um mercado novo onde houveram muitas transformações e grandes retornos nos últimos anos.

Como consequência, muitas oportunidades foram criadas neste mercado.

Agora, com diversas economias em cheque e investidores mais avessos á risco, observa-se que esses aportes vêm diminuindo.

Startups passam por momento desafiador pelas taxas de juros futuras mais altas

Na grande maioria das vezes, startups possuem um nível de endividamento maior do que de empresas em estágios consolidados e são investimentos com o objetivo de dar retorno ao investidor no longo prazo.

Nesse sentido, quanto maior são as taxas de juros futuras, mais retorno o investidor requer para investir em uma startup.

Sendo assim, empresas em estágios iniciais ficam com suas avaliações mais achatadas. Ou seja, investidores que ainda estão propensos a investir nestes negócios têm feito ofertas menos atrativas.

Receio de uma crise econômica no futuro próximo

Alinhado aos ponto anteriores, investidores de startups passam a migrar seus investimentos para rendas fixas ou outras opções mais seguras.

Em um momento de tendência de queda na bolsa da tecnologia americana, inflações mundiais batendo níveis recordes e rendas fixas remunerando melhor os investidores, o momento de startups fica mais desafiador.

Retornos esperados estão mais difíceis de ser alcançados

Tendo em vista as dificuldades econômicas, as startups estão tendo dificuldades em alcançar as metas impostas por investidores.

Com isso, cada vez mais empresas deste segmento estão diminuindo seu corpo de funcionários, o que serve como um indicador negativo para novos investidores.

Continue lendo