PIB do Brasil cresceu 1% no 1T22 - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Mercado

PIB do Brasil cresceu 1% no 1T22

Filipe Andrade

Publicado

em

Segundo o IBGE, o PIB do Brasil cresceu 1% no 1T22 em comparação com os três meses imediatamente anteriores. Além disso, o produto interno bruto brasileiro, chegou a R$ 2,249 trilhões em valores correntes. É o terceiro resultado positivo, consecutivo, para o PIB trimestral, desde o recuo de 0.2% no segundo trimestre de 2021.

Entretanto, a expectativa do mercado era um crescimento de 1,2% no 1T22, segundo o consenso Refinitiv.

Ainda mais, em comparação ao 1º trimestre de 2021 PIB brasileiro cresceu 1,7%. Adicionalmente, o destaque ficou por conta do setor de Construção com aumento de 9% engatando sua quinta alta consecutiva.

Já o o PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2022 apresentou crescimento de 4,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 0,7% no primeiro trimestre, enquanto o do governo ficou estável (0,1%) em comparação ao quarto semestre de 2021.

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2021, o consumo das famílias mostrou alta de 2,2%.

PIB do Brasil

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Mas é importante mencionar que a atividade econômica do país não reflete, necessariamente, o mercado de ações brasileiro.

O PIB mede apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem. Os bens e serviços finais que compõem o indicador são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Dessa forma, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

Continue lendo