PIB não é Bolsa! - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Educação Financeira

PIB não é Bolsa!

Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vem sendo revisado por alguns bancos de investimentos, é importante mencionar que a atividade econômica do país não reflete, necessariamente, o mercado de ações brasileiro.

Filipe Andrade

Publicado

em

O PIB do Brasil vem sendo revisado pelos principais bancos de investimentos e casas de análises mundiais.

O Produto Interno Bruto (ou apenas “PIB”) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período.

Se analisarmos as principais projeções privadas para o PIB do Brasil, passamos de um crescimento econômico de 3% para, aproximadamente, 5% no ano de 2021.

No entanto, a projeção de crescimento da economia do Brasil não é diretamente correlacionada ao crescimento do índice Ibovespa.

Leia mais sobre o que é o Ibovespa.

Na realidade, o mercado financeiro busca antecipar essas projeções e, muitas vezes, o que sai nas notícias das mídias estão atrasadas ou defasadas em relação ao que os investidores profissionais do mercado fazem.

Mesmo com uma visão positiva para o Ibovespa no fim de 2021, o investidor precisa ter em mente que os ativos de risco são voláteis e, muitas vezes, a irracionalidade do mercado pode durar por mais tempo que os investidores tenham recursos ou liquidez.

Portanto, mantenham suas carteiras de investimento bem diversificadas e alocadas de acordo com o seu perfil de risco.

Os riscos do Brasil ainda são iminentes, seja fiel ao seu perfil de investidor.

Continue lendo