Dúvidas dos Investidores: O que é o Ibovespa (Ibov)? - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Educação Financeira

Dúvidas dos Investidores: O que é o Ibovespa (Ibov)?

Filipe Andrade

Publicado

em

A sigla Ibovespa significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo e é o indicador mais importante para avaliar o desempenho do mercado de ações brasileiro.

A partir das 400 empresas na B3 (aproximadamente), o Ibovespa representa as maiores e mais negociadas ações do mercado financeiro brasileiro.

A cada 4 meses o Ibovespa é revisado para ajustar quais empresas serão incluídas e suas respectivas representatividades no índice. A regra principal do Ibov é que o índice, como um todo, deve representar 80% das negociações realizadas nos últimos 12 meses.

De forma simples, o Ibovespa é um termômetro do mercado de ações brasileiro. Nele, as ações mais negociadas do mercado são incorporadas. Além disso, uma média com base no tamanho de cada empresa determina o peso que cada ação terá no índice.

Os setores e empresas com mais peso no Ibovespa são a Vale, Petrobras, grandes bancos e setores de consumo.

Em resumo, após o cálculo ponderado das maiores e mais negociadas ações do mercado financeiro brasileiro, se chega em um número de pontos.

Se o Ibovespa está em 100 mil pontos e cai para 95 mil pontos, quer dizer que esse conjunto de ações, como um todo, sofreram uma queda de 5%. Com isso, sem analisar todas as empresas do mercado de ações, é possível identificar uma queda geral no mercado, tendo em vista o exemplo acima.

Continue lendo