Nesta quinta-feira, dia 02 de junho, será realizado o dia livre de imposto em todo Brasil, manifestação nacional de iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Produtos como gasolina, gás de cozinha, carne, chopp, medicamentos e vestuários serão vendidos com descontos em todo país, com o abatimento de tributos.
Pagamento de imposto e retorno para o bem-estar da população
A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo. O Brasil está na posição número 14 no ranking mundial de países que mais arrecadam impostos.
Contudo, quando é medido o índice de retorno para o bem-estar da população, o Brasil fica em trigésimo lugar, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Ainda, de acordo com a IBPT, o brasileiro trabalha em média 5 meses ou 153 dias somente para pagar impostos.
Conscientização da carga tributária
O objetivo da ação (dia livre de imposto) é protestar e conscientizar as pessoas da alta carga tributária incidente no Brasil, além de demonstrar ao público que os impostos correspondem a grande parte do preço dos produtos.
A ação visa ainda aumentar o poder de compra das pessoas com os descontos gerados.
Apesar de ser pago normalmente pelas empresas, o valor dos impostos não será repassado ao consumidor final. Dessa forma, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.
Combustível: alta carga tributária
Importante destacar que os tributos incidentes na gasolina, ICMS, Cide, PIS/Cofins representam cerca de 36% de taxas que compõem o preço final do produto.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro), Rafael Macedo, falou da importância da participação dos postos de combustíveis neste tipo de iniciativa: “Combustível, possivelmente, é o produto que mostra ao consumidor com mais clareza como a carga tributária é nociva no valor final da bomba”, destacou.
Produtos sem incidência tributária
Produtos como medicamentos, produtos de higiene e cosméticos também possuem carga tributária nociva ao consumidor. Nos medicamentos, por exemplo, 34% do valor praticado correspondem a taxas e impostos. Ao adquirir um simples shampoo ou condicionador, o consumidor paga no preço final 37% só de impostos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
A CNDL divulgou que em Belo Horizonte (MG), as ações ficarão concentradas nas ruas da cidade. Durante todo o dia, será possível comprar gás, gasolina e remédios mais baratos na capital mineira.
A gestão de Recursos Humanos é um dos pilares mais importantes para o sucesso de…
O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…
A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de…
Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 19/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Aversão…