Conecte-se conosco

Nacional

Como alterar a declaração do Imposto de Renda

Filipe Andrade

Publicado

em

Imposto de renda 2023: Receita Federal define novas regras

Alterar ou ratificar a declaração do Imposto de Renda é um processo normal para quem cometeu algum erro ou prestou informações incompletas. Além disso, a declaração retificadora serve para ajustar os dados e reenviar a declaração para evitar a malha fina e prejuízos.

Ainda mais, este é um recurso que pode ser usado pelo contribuinte para corrigir os erros da sua declaração depois do envio e processamento dela.

sistema do Imposto de Renda foi reaberto pela Receita Federal nesta quarta-feira (1) o para receber as declarações dos contribuintes que querem fazer alguma correção ou inclusão de informações.

Alterar a declaração do Imposto de Renda

Para realizar a retificação da sua declaração pelo programa do IR você deve seguir os seguintes passos:

  1. Abra o programa do IR 2022, toque na aba de “Declaração” e vá em “Retificar”, que fica no lado esquerdo da tela;
  2. Selecione a declaração que será corrigida – as declarações podem ser identificadas pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), pelo nome e CPF do contribuinte;
  3. Depois disso, o programa do IR vai gerar automaticamente uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”;
  4. Ao lado do seu nome, vai aparecer “Retificadora”. Ao abrir a declaração retificadora, faça as correções necessárias;
  5. Por fim, quando você terminar de fazer todos os ajustes, clique em “Entregar declaração”, que fica do lado esquerdo na aba “Declaração”.

É importante checar se está tudo correto na sua declaração. Para isso, além de revisar o que você ajustou, vá em “Fichas da declaração” e clique em “Verificar pendências”.

Alertas vermelhos te impedem de entregar a declaração e precisam ser ajustados; já os alertas amarelos permitem o envio, mas chamam atenção para possíveis correções que precisam ser feitas.

Além do programa da receita você também para enviar a sua declaração pelo site da Receita Federal, acessando o e-CAC, seguindo os seguintes passos:

  1. Na tela inicial, insira o seu CPF, código de acesso (gerado pelo próprio site) e senha;
  2. No lado esquerdo da tela, acesse “Meu Imposto de Renda”;
  3. Clique em “Extrato de Processamento” e escolha o ano da declaração que você precisa corrigir;
  4. Agora, vá em “Declaração online”;
  5. A tela vai exibir uma cópia da declaração que você quer retificar. Basta selecionar a ficha que precisa ser corrigida e fazer os ajustes necessários;
  6. Clique em “Finalizar Declaração” 

Imposto de Renda atrasado: Como fazer a declaração

O prazo para entrega do imposto de renda para Receita Federal terminou nesta terça feira (31) às 23h59. Ainda mais, quem não declarou está em dívida com a receita federal e deverá fazer a declaração do imposto de renda atrasado.

Entretanto, que se enquadra nas regras para a entrega da declaração de IR 2022 e não declarou, ainda é possível acertar as contas com o Leão.

Nesse sentido, quem é obrigado a declarar neste ano e não cumpriu o prazo terá que pagar uma multa. Ainda mais, a multa tem valor de no mínimo R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Continue lendo