Conecte-se conosco

Educação Financeira

Imposto de Renda atrasado: Como fazer a declaração

Filipe Andrade

Publicado

em

Imposto de Renda: Mudanças podem taxar quem ganha mais

O prazo para entrega do imposto de renda para Receita Federal terminou nesta terça feira (31) às 23h59. Ainda mais, quem não declarou está em dívida com a receita federal e deverá fazer a declaração do imposto de renda atrasado.

Entretanto, que se enquadra nas regras para a entrega da declaração de IR 2022 e não declarou, ainda é possível acertar as contas com o Leão.

Nesse sentido, quem é obrigado a declarar neste ano e não cumpriu o prazo terá que pagar uma multa. Ainda mais, a multa tem valor de no mínimo R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Imposto de Renda atrasado: Como fazer a declaração

O sistema do Imposto de Renda foi reaberto pela Receita Federal nesta quarta-feira (1) o para receber as declarações dos contribuintes que não entregaram dentro do prazo, vencido em 31 de maio.

Para isso, você deverá baixar o Programa Gerador da Declaração 2022, preencher a declaração normalmente e entregá-la, conforme as regras válidas para quem declarou dentro do prazo.

Contudo, assim que declaração for realizada, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a Darf da mesma. Apesar disso, o prazo é de 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.

Declaração de IR como PJ e MEI

As pessoas jurídicas com MEI também precisam declarar seus ganhos à Receita. Em 2022, a declaração de imposto de renda para PJ e MEI deve ser entregue a partir do dia 7 de março até o dia 30 de maio por todo contribuinte que, no ano anterior, lucrou mais do que R$ 28 mil. Essas regras são um pouco diferentes.

O IRPJ é obrigatório para todas as empresas que possuem cartão CNPJ, com algumas exceções, como organizações filantrópicas, por exemplo. O dinheiro arrecadado pelo governo segue para investimentos nas áreas da saúde e educação, dentre outros.

Mudanças no Imposto de Renda 2022

A principal mudança para a declaração de 2022 foi a maior disponibilização de acessos para pessoas que tiverem contas cadastradas no site da Receita Federal.

Além disso, o usuário deve ter o cadastro ouro ou prata no site da Receita, que são os tipos de cadastro que solicitam verificação de identidade.

Documentos que você precisa

– Você precisará do Comprovante de Rendimentos do ano de 2021;

– Além do Comprovante de Despesas hospitalares;

– Do Comprovante de pagamento de Pensão (somente para quem as realiza),

– E do Comprovante de recebimentos e despesas de dependentes.

Guia Rápido

1- Baixa o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2022) clicando aqui;

2- Clicar “Nova Declaração” para iniciar o processo;

3- Preencher os dados conforme surgem as seções do sistema – Clicar no botão Ajuda (tecla F1) caso necessite de auxílio;

4- Conferir o “status” da declaração após finalizá-la.

Continue lendo