Consequências da Guerra: McDonalds (MCDC34) deixa Rússia
Conecte-se conosco

Ações

Consequências da Guerra: McDonalds (MCDC34) deixa Rússia

Filipe Andrade

Publicado

em

McDonalds deixa Russia

Depois de 34 anos de presença no país e mais de 850 restaurantes abertos, gigante do fast-food anuncia saída em retaliação à postura bélica do país

O McDonalds (MCDC34) deixa a Rússia hoje (16). Uma das maiores cadeias de franquias de fast-food do mundo, o McDonals deixa a Rússia como uma das primeiras empresas a tomar uma medida mais drástica contra a guerra. O movimento veio dois meses depois da empresa anunciar o fechamento temporário como resposta à Guerra na Ucrânia. O movimento deixará mais de 62 mil funcionários desempregados no país.

Um marco das relações internacionais do país, o primeiro McDonald’s na Rússia foi inaugurado logo após a queda do Muro de Berlim. O evento, que marca o fim da Guerra Fria, simbolizava a abertura dos países por trás da cortina de ferro. Em comunicado, a empresa declarou que “continuar no país não condiz com os valores da empresa”.

O impacto econômico é grande para a Rússia. O número de desempregados e a venda de propriedades impacta profundamente a economia local.

Posicionamento do McDonald’s é bem visto no mercado

Em março, a empresa se posicionara publicamente contra a Guerra na Ucrânia. O movimento foi bem visto pelo mercado. Desde janeiro de 2022, as ações do MCDC34 (BDR brasileira do McDonald’s) haviam caído em sequência até março. Após a decisão de fechamento, a companhia observou leve alta, até agora.

Nas últimas 72 horas as ações reagiram negativamente à postura. O impacto da operação foi orçado entre U$ 1,2 bi e U$ 1,4 bi.

McDonalds deixa Rússia em decisão contra Guerra na Ucrânia - gráfico mostra impacto nas ações
Gráfico diário de McDonald’s (MCDC34)

Polêmicas recentes

Recentemente a franquia dos Arcos Dourados foi duramente criticada pela publicidade nacional. Ao anunciar seu último sanduíche – o McPicanha – a empresa foi criticada por ofertar um produto com propaganda enganosa. Isso teria ocorrido pois a carne do sanduíche não levaria picanha – principal argumento do nome do produto.

Continue lendo