Conecte-se conosco

Educação Financeira

Guerra na Ucrânia: 5 fatores que poderão afetar seus investimentos

Avatar photo

Publicado

em

5 fatores que podem afetar as suas finanças na guerra entre Rússia e Ucrânia

Guerra Rússia e Ucrânia – Bombardeio

Resumo da guerra entre Rússia e Ucrânia

Após mais de 1 semana da a Guerra da Ucrânia, a situação permanece estressada e sem uma resolução definida. Enquanto o resto do mundo segue pressionando por uma saída pacífica entre os dois países, nós, brasileiros, também somos afetados pelos conflitos. Nesse sentido, conheça 5 fatores que impactam seus investimentos a partir da Guerra na Ucrânia.

Como a guerra pode afetar a economia e investimentos?

No que tange o Brasil, é importante se alertar a 5 fatores, que devem sofrer fortes volatilidades, caso as tensões entre os países continuem.

Aumento no custo dos alimentos

Como a Rússia e Ucrânia são grandes produtores/ fornecedores de commodities agrícolas (principalmente, milho e trigo), caso a guerra se estenda por um prazo mais longo, é provável que estes países não estejam aptos à exportarem estes insumos. Sendo assim, uma oferta menor destes produtos (que têm seus preços negociados mundialmente) fará com que seus preços aumentem.

Além disso, os preços de fertilizantes também seguem com risco de aumento de preços, uma vez que aproximadamente 23% dos fertilizantes usados aqui são importados da Rússia.

Aumento no custo do combustível

Apesar de termos a Petrobrás como uma empresa de capital misto (estatal e pública simultaneamente) e que pode sofrer interferências pelo Governo para controlar os preços do combustível no Brasil, o preço do barril de petróleo também é cotado em uma escala mundial.

Sendo assim, o fato da Rússia ser a terceirara maior produtora de petróleo do mundo e diminuir sua exportação para outros países, deverá elevar os preços dos combustíveis no mundo. Com isso, podemos esperar pressões inflacionárias nos postos de gasolina também (é importante ressaltar que algumas medidas estão sendo tomadas pelo governo brasileiro para amenizar a volatilidade do combustível).

Aumento das taxas de juros e investimentos

Como consequência de aumentos nos preços de insumos importantes para os brasileiros, o Banco Central deverá seguir aumentando a taxa SELIC até que a inflação demonstre um sinal de recuo. Consequentemente, um dos efeitos dessa medida impacta brasileiros buscando financiamentos e empréstimos, que poderão ter um custo de dívida mais alto.

Impacto negativo na atividade econômica (PIB)

Seguindo um cenário onde a guerra não seja controlada em um curto prazo, é provável que teremos um impacto negativo no crescimento econômico do Brasil. De acordo com a XP Investimentos, um cenário de guerra mais longo poderá cortar o crescimento do Brasil em aproximadamente 0,5% para 2022. Em outras palavras, pequenos e médios negócios que estão começando a se reerguer depois da crise do COVID poderão enfrentar outros obstáculos de acordo com a proporção que a guerra tomar.

Aversão à risco nos investimentos

Após um 2021 muito desafiador para o mercado de ações brasileiro, o Ibovespa acumula mais de 10% em 2022. Se de um lado a alta das commodities tende a favorecer a bolsa brasileira e o receio de investidores entrarem na Rússia pode trazer mais capital para o Brasil, momentos de guerra tendem a gerar exageros e altas volatilidades no mercado, o que também pode afetar negativamente o índice de ações brasileiro.

Continue lendo