"Dedo gordo" de gestor do Citi provoca "flash crash" na bolsa europeia
Conecte-se conosco

Bolsa de valores

“Dedo gordo” de gestor do Citi provoca “flash crash” na bolsa europeia

Filipe Andrade

Publicado

em

flash crash bolsa europeia

Operações via robôs já foram criticadas por Warren Buffett na mesma semana – perda foi estimada em 300 bi de euros

Cada vez mais frequentes nos investimentos, a automatização de operações movimenta hoje cerca de 50% dos valores negociados na B3. Nos Estados Unidos, esse valor sobe para 80%. O grande risco dessas operações aconteceu esta segunda-feira na bolsa Europeia, quando um operador do CitiGroup inseriu uma ordem errada, levando a um “flash crash” na bolsa europeia, avaliado em 300 bi de euros.

O fenômeno é conhecido como “dedo gordo” no mercado financeiro. Ao digitar um zero a mais ou a menos em uma ordem de compra ou venda, gestores com acesso a fundos milionários influenciam o movimento de mercado. Esse movimento se amplifica quando robôs traders estão no jogo.

Ordens automáticas por robôs

Segundo Alexander Barros, COO da CodeTrading, o processo é um efeito dominó de robôs disparando ordens:

“Quando um operador que tem acesso a valores muito grandes coloca uma ordem muito baixa, ele pode acabar acionando o stop loss de alguns algoritmos. Vira uma bola de neve e pode acionar um mini crash como esses. A integração está tanto para o bem quanto para o mau: para proteger os investidores, os robôs podem stopar posições, mesmo que essa não fosse a intenção”.

O banco americano afirmou à Bloomberg que o erro fora causado por um de seus operadores, que teria inserido o valor errado em uma ordem de compra. “Esta manhã, um de nossos traders cometeu um erro ao solicitar uma transação. Em poucos minutos, identificamos o erro e o corrigimos” informaram em nota.

Impactos na bolsa brasileira

No dia a bolsa brasileira amargava mais uma queda, no valor de 1,15%. Empresas de petróleo e aviação foram as mais impactadas e a saída do capital estrangeiro foi apontada como causa. A repercussão do flash crash na bolsa europeia também impactou o valor do euro frente ao dólar.

Warren Buffett sobre robôs traders

Segundo o economista bilionário Warren Buffett, os robôs traders são parte do processo de “cassino” das bolsas mundiais, onde há muita especulação e movimentos aleatórios e menos lógica nos investimentos. A fala foi transmitida na última reunião da Berkshire Hathaway.

Continue lendo