Bolsa de valores
“Dedo gordo” de gestor do Citi provoca “flash crash” na bolsa europeia
Operações via robôs já foram criticadas por Warren Buffett na mesma semana – perda foi estimada em 300 bi de euros
Cada vez mais frequentes nos investimentos, a automatização de operações movimenta hoje cerca de 50% dos valores negociados na B3. Nos Estados Unidos, esse valor sobe para 80%. O grande risco dessas operações aconteceu esta segunda-feira na bolsa Europeia, quando um operador do CitiGroup inseriu uma ordem errada, levando a um “flash crash” na bolsa europeia, avaliado em 300 bi de euros.
O fenômeno é conhecido como “dedo gordo” no mercado financeiro. Ao digitar um zero a mais ou a menos em uma ordem de compra ou venda, gestores com acesso a fundos milionários influenciam o movimento de mercado. Esse movimento se amplifica quando robôs traders estão no jogo.
Ordens automáticas por robôs
Segundo Alexander Barros, COO da CodeTrading, o processo é um efeito dominó de robôs disparando ordens:
“Quando um operador que tem acesso a valores muito grandes coloca uma ordem muito baixa, ele pode acabar acionando o stop loss de alguns algoritmos. Vira uma bola de neve e pode acionar um mini crash como esses. A integração está tanto para o bem quanto para o mau: para proteger os investidores, os robôs podem stopar posições, mesmo que essa não fosse a intenção”.
O banco americano afirmou à Bloomberg que o erro fora causado por um de seus operadores, que teria inserido o valor errado em uma ordem de compra. “Esta manhã, um de nossos traders cometeu um erro ao solicitar uma transação. Em poucos minutos, identificamos o erro e o corrigimos” informaram em nota.
Impactos na bolsa brasileira
No dia a bolsa brasileira amargava mais uma queda, no valor de 1,15%. Empresas de petróleo e aviação foram as mais impactadas e a saída do capital estrangeiro foi apontada como causa. A repercussão do flash crash na bolsa europeia também impactou o valor do euro frente ao dólar.
Warren Buffett sobre robôs traders
Segundo o economista bilionário Warren Buffett, os robôs traders são parte do processo de “cassino” das bolsas mundiais, onde há muita especulação e movimentos aleatórios e menos lógica nos investimentos. A fala foi transmitida na última reunião da Berkshire Hathaway.