Ações
FED: possível alta da taxa de juros devolve investidores para os EUA
Empresas com ADR’s nos EUA foram as mais impactadas, com investidores retirando seus investimentos e buscando a nova alta dos juros americanos
O Federal Reserve (FED), Banco Central americano, deve promover nova alta da taxa de juros básicos do país em maio. Essa é a sensação do mercado, depois de fala do presidente do órgão, Jerome Powell. O comunicado foi feito em meio a um painel organizado pelo Fundo Monetário Internacional, e repercutiu nos investimentos feitos nacional e internacionalmente.
Segundo Powell: “Eu diria que 50 pontos-base estarão na mesa para discussão em maio. Realmente, estamos comprometidos em usar nossas ferramentas para recuperar a inflação de 2%”. Dentre as medidas agressivas, o FED prevê uma alta de 0,5% na taxa básica de juros.
Medida do FED segura alta do Ibovespa
As falas influenciaram o resultado da bolsa esta tarde. Com a alta do dólar, investidores estrangeiros abandonaram ações blue chips brasileiras e buscaram maiores rendimentos nos Estados Unidos. Hoje, o dólar aumentou 3,67%, impactando sobretudo empresas de exportação.
O movimento ocorreu no dia que a bolsa flertava com um dos fundos anteriores. Como resultado, o ibovespa rompeu os 111 mil pontos durante a tarde. O impacto foi maior em empresas de exportação, como CSN (CSNA3), Vale (VALE3) e Natura (NTCO3). Por outro lado, o desempenho desta última aumentou com divulgação de fato relevante hoje.