O Pix hoje superou Ted e Doc como modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Tanto é que foi motivo de ameaça por parte da greve dos funcionários do BC. A partir disso, surge o formato do Pix Garantido. Este formato está entre as inovações financeiras do Banco Central e atualmente está em fase experimental.
Sendo desenvolvida para os usuários que queiram parcelar suas compras através do Pix, a modalidade Pix Garantido funciona da seguinte forma:
O usuário que deseja parcelar uma compra irá agendar o pagamento das parcelas via Pix para datas futuras. Porém, diferentemente do Pix agendado, se faz necessário a presença de uma instituição financeira intermediadora habilitada, que irá garantir o pagamento na data agendada caso a conta do usuário não disponha de saldo suficiente. O passo a passo funciona da seguinte maneira:
O Pix Garantido funcionará nos moldes de uma concessão de crédito pessoal, oferecida pelas instituições financeiras e condicionada ao pagamento de juros em caso de saldo negativo. A vantagem para o usuário do Pix Garantido é que a taxa de juros desse “empréstimo” tende a ser menor do que as taxas nos cartões de crédito e cheque especial, que são consideravelmente mais altas.
Livre de taxas e tarifas adicionais para o credor, o Pix Garantido tona-se um forte concorrente para as maquininhas de cartão de crédito. Uma vez que simplifica as transações e os parcelamentos, ele torna o custo do processo muito mais baixo, uma vez que envolve apenas uma instituição financeira.
A concessão de crédito via Pix será realizada pela instituição financeira intermediadora habilitada, caso o usuário não disponha de saldo suficiente na data do desconto da parcela. Dessa forma, o uso do cartão físico bem como a bandeira, se tornarão cada vez mais dispensáveis, pois o custo transacional do Pix Garantido será muito mais barato.
O Pix Garantido será bastante favorável para os pequenos empreendedores, pois será possível parcelar as compras do consumidor sem o custo das taxas do cartão. Com a diminuição de custos essas empresas terão margem de ofertar melhores preços aos seus clientes.
Outra vantagem para os pequenos empreendedores é a garantia de recebimento dos valores parcelados. A instituição financeira intermediadora irá garantir o pagamento da parcela sem atraso (mesmo que o consumidor não disponha de saldo suficiente). Dessa maneira, o pequeno e médio empreendedor terá segurança no recebimento de valores e no giro de caixa.
A gestão de Recursos Humanos é um dos pilares mais importantes para o sucesso de…
O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…
A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de…
Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 19/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Aversão…