Pix Garantido: o fim dos cartões de crédito físicos e das maquininhas?
Conecte-se conosco

Educação Financeira

Pix Garantido: o fim dos cartões de crédito físicos e das maquininhas?

Filipe Andrade

Publicado

em

Cartão de crédito: Novo golpe por aproximação, saiba o que fazer

O Pix hoje superou Ted e Doc como modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Tanto é que foi motivo de ameaça por parte da greve dos funcionários do BC. A partir disso, surge o formato do Pix Garantido. Este formato está entre as inovações financeiras do Banco Central e atualmente está em fase experimental.  

Sendo desenvolvida para os usuários que queiram parcelar suas compras através do Pix, a modalidade Pix Garantido funciona da seguinte forma:

O usuário que deseja parcelar uma compra irá agendar o pagamento das parcelas via Pix para datas futuras. Porém, diferentemente do Pix agendado, se faz necessário a presença de uma instituição financeira intermediadora habilitada, que irá garantir o pagamento na data agendada caso a conta do usuário não disponha de saldo suficiente. O passo a passo funciona da seguinte maneira:

  • O usuário que queira fazer um pagamento poderá agenda-lo na modalidade Pix Garantido, através de seu aplicativo bancário.
  • O banco verifica se o usuário possui limite de crédito para efetuar a compra e a confirma.
  • Chegada a data de pagamento, o banco – que funciona como essa instituição intermediadora – irá debitar o saldo.
  • Caso o usuário não possua saldo, ele irá automaticamente incorrer em juros até que zere o débito.

Crédito pessoal e juros:

O Pix Garantido funcionará nos moldes de uma concessão de crédito pessoal, oferecida pelas instituições financeiras e condicionada ao pagamento de juros em caso de saldo negativo. A vantagem para o usuário do Pix Garantido é que a taxa de juros desse “empréstimo” tende a ser menor do que as taxas nos cartões de crédito e cheque especial, que são consideravelmente mais altas.

Concorrência com os cartões diminui taxa do Pix Garantido

Livre de taxas e tarifas adicionais para o credor, o Pix Garantido tona-se um forte concorrente para as maquininhas de cartão de crédito. Uma vez que simplifica as transações e os parcelamentos, ele torna o custo do processo muito mais baixo, uma vez que envolve apenas uma instituição financeira.

A concessão de crédito via Pix será realizada pela instituição financeira intermediadora habilitada, caso o usuário não disponha de saldo suficiente na data do desconto da parcela. Dessa forma, o uso do cartão físico bem como a bandeira, se tornarão cada vez mais dispensáveis, pois o custo transacional do Pix Garantido será muito mais barato.

Vantagem para os pequenos empreendedores (PME)

O Pix Garantido será bastante favorável para os pequenos empreendedores, pois será possível parcelar as compras do consumidor sem o custo das taxas do cartão. Com a diminuição de custos essas empresas terão margem de ofertar melhores preços aos seus clientes.

Outra vantagem para os pequenos empreendedores é a garantia de recebimento dos valores parcelados. A instituição financeira intermediadora irá garantir o pagamento da parcela sem atraso (mesmo que o consumidor não disponha de saldo suficiente). Dessa maneira, o pequeno e médio empreendedor terá segurança no recebimento de valores e no giro de caixa.

Continue lendo