A Toyota (TMCO34) anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo em São Paulo. Além disso, a empresa comunicou que irá levar a operação para as fábricas localizadas no interior de São Paulo.
Atualmente a montadora possui plantas fabris nas cidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz que irão receber as operação da fábrica fechada.
Ainda mais, segundo a diretoria da empresa, o processo se iniciará em dezembro de 2022 e vai ser finalizado até 2023.
A unidade do grande ABC Paulista foi a primeira fábrica da montadora japonesa fora do Brasil. Do mesmo modo, a fábrica fornecia peças a outras unidades da montadora na Argentina e no Brasil.
Criada no ano de 1962, a planta industrial inicialmente produzia o modelo Toyota Bandeirante versão nacional do Land Cruiser. Por fim, após produzir mais de 100 mil unidades o modelo foi descontinuado em 28 de novembro de 2021.
A companhia comunicou que atualmente há 550 colaboradores da fábrica de São Bernardo do Campo e que oferecerá oportunidade de transferência para todos.
A Toyota afirma que essas mudanças tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país.”
Ainda mais, em 2020 a empresa já havia transferido sua sede de São Bernardo para Sorocaba o que já era indícios dos planos da empresa japonesa.
A empresa já havia anunciado a suspensão da produção do Corolla em março de 2022.
Com a evolução de tecnologias como a inteligência artificial (IA), diversas carreiras devem ganhar destaque…
Confira quais estados aumentaram o imposto e como isso afetará o preço final de produtos…
Entenda como a tecnologia transforma a experiência de compra e aumenta a confiança dos consumidores…
Confira as principais notícias do Mercado Hoje 04/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
Ministra Simone Tebet anuncia redução de preços nos próximos 60 dias com pacote de medidas…
Dados do Banco Central revelam cenário econômico alarmante com pressão inflacionária persistente e expectativas desancoradas.…