Conecte-se conosco

Ações

Toyota vai fechar fábrica no Brasil

Filipe Andrade

Publicado

em

Toyota vai fechar fábrica em São Bernardo do Campo

A Toyota (TMCO34) anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo em São Paulo. Além disso, a empresa comunicou que irá levar a operação para as fábricas localizadas no interior de São Paulo.

Atualmente a montadora possui plantas fabris nas cidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz que irão receber as operação da fábrica fechada.

Ainda mais, segundo a diretoria da empresa, o processo se iniciará em dezembro de 2022 e vai ser finalizado até 2023.

Toyota: primeira fábrica fora do Brasil

A unidade do grande ABC Paulista foi a primeira fábrica da montadora japonesa fora do Brasil. Do mesmo modo, a fábrica fornecia peças a outras unidades da montadora na Argentina e no Brasil.

Criada no ano de 1962, a planta industrial inicialmente produzia o modelo Toyota Bandeirante versão nacional do Land Cruiser. Por fim, após produzir mais de 100 mil unidades o modelo foi descontinuado em 28 de novembro de 2021.

A companhia comunicou que atualmente há 550 colaboradores da fábrica de São Bernardo do Campo e que oferecerá oportunidade de transferência para todos.

Motivos da mudança

A Toyota afirma que essas mudanças tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país.”

Ainda mais, em 2020 a empresa já havia transferido sua sede de São Bernardo para Sorocaba o que já era indícios dos planos da empresa japonesa.

A empresa já havia anunciado a suspensão da produção do Corolla em março de 2022.

Continue lendo