Conecte-se conosco

Ações

Bolsa fecha hoje (21-03) no positivo com commodities impulsionando índice

Publicado

em

bolsa hoje 21-03 aumentou 0,96%

O índice Ibovespa da bolsa fechou hoje, 21-03, com saldo positivo de 0,97%. O resultado é o quarto seguido de alta, colocando o índice novamente nos 116 mil pontos. As empresas Vale (VALE3) e Petrobrás (PETR3) lideraram a alta com os maiores volumes e preços da bolsa hoje. Isso ocorreu devido ao aumento do preço das commodities, que influenciaram nas empresas.

Além delas Bradespar (BRAP4), holding controladora de parte da Vale, R3 Petroleo (RRRP3) e CSNA (CSNA3)também apresentaram altas significativas. O sentimento do mercado, no entanto, é de insegurança, com diminuição do volume de negociações do índice quando este voltou aos 116 mil pontos.

Aumento do preço das commodities

O aumento forte dos preços de commodities foi resultado do acumulado do fim de semana. O fracasso recorrente nas negociações entre Rússia e Ucrânia e a queda do dólar frente ao real – de cerca de 1,55% no dia de hoje, caindo abaixo dos R$ 5,00 pela primeira vez desde junho de 2021 – levaram a um aumento de interesse no mercado brasileiro.

Taxas para o ano

No entanto, a percepção do mercado sobre o cenário brasileiro foi de mais inflação. O Boletim Focus anunciou um aumento tanto na expectativa do IPCA quanto na da taxa SELIC. O IPCA tem expectativa de crescimento de 6,59% ao ano, cerca de o dobro da meta do governo, enquanto a taxa SELIC está com expectativa de chegar a 13% ao ano.

Banco Inter (BIDI11) lidera quedas

O aumento da taxa de juros na bolsa hoje, 21-03, fez com que empresas de tecnologia, como o Banco Inter, Petz (PETZ3) e Méliuz (CASH3), e empresas que estão em movimento de crescimento, como Dexco (DXCO3), Suzanno (SUZB3) e Qualicorp (QUAL3), sofressem. As empresas dependem das taxas para seu crescimento, logo, quanto maior forem as taxas, maiores serão as dívidas das empresas. Enquanto as taxas continuarem em alta, devemos observar queda no preço dessas empresas.

Continue lendo