Conecte-se conosco

Ações

Fala de Bolsonaro derruba Petrobrás – Ibovespa cai

Filipe Andrade

Publicado

em

Petróleo e minério de ferro derrubam Ibovespa

Nesta segunda-feira 07/03, o Ibovespa fechou em baixa de 2,52%. A fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a possível intervenção no preço dos combustíveis derrubou as ações da Petrobras (PETR4), que puxaram o índice. A medida visa encerrar o pareamento do preço dos combustíveis com o valor internacional.

Além disso, os destaques positivos de segunda-feira ficaram por conta de Bradespar (BRAP4), Vale (VALE3) e Rumo (RAIL3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Azul (AZUL4) que fechou em queda de 18,0%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda de 2,38%, 2,96% e 3,62%, respectivamente. Contudo, a possível interrupção de compra do petróleo russo pelos países ocidentais influenciou o tom negativos das bolsas.

O dólar fechou em R$5,07, leve alta de 0,03% frente ao real, o que é considerado estabilidade.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em alta de 0,86% às 09:00. Do mesmo, a divulgação dos dados do PIB na zona do euro com 0,3% na comparação trimestral e 4,6% em 2022 anima investidores.

Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,33% e o índice NASDAQ sobe 0,19%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou em baixa de 2,35%, com impacto das possíveis sansões contra a Rússia sobre a parada na compra do petróleo.

2. Sobre o COVID

Mais de 396,03 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 07/03 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 72,73% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A Vale (VALE3) informou que suspendeu temporariamente as operações na ferrovia Estrada de Ferro Carajás Bom Jesus das Selvas, Maranhão. Segundo a mineradora, as fortes chuvas na região causaram movimentação de terra na ferrovia.

Continue lendo