Hoje, 07/03, o Boletim Focus do Banco Central informou as estimativas para o ano. Pela quinta semana consecutiva a estimativa é de que o IPCA, índice que mede a inflação, termine o ano acima da meta de 5%. PIB também registra alta com saldo positivo de trabalhos e crescimento em 2021 e taxa Selic segue a 12,25% ao ano.
O relatório presente no Focus também indicou alta para a Selic em 2023 e 2024, acompanhando queda no dólar. Hoje a moeda opera a R$ 5,40 com previsão para o fim do ano, acompanhando quedas sistemáticas desde o começo da Guerra na Ucrânia. Estima-se que o valor irá oscilar entre 5,30 e 5,29 nos próximos anos.
A mediana da inflação também subiu para 0,88% ao mês este ano, aumentando a valorização de ativos renda fixa, como Tesouro Direto, indexados no indicador. FII’s de recebíveis imobiliários que possuam títulos indexados também apresentarão alta de dividendos e rendimentos, como é o caso do HCTR11, que passa por nova emissão.
O aumento e permanência da taxa Selic acima dos 10% a.a. é uma estratégia do Banco Central para controlar a inflação, encarecendo o juros. Esse movimento aumenta a retenção das reservas das famílias e as leva a querer consumir menos. Isso leva a uma sobra de produtos e consequente barateamento dos custos na outra ponta.
Os dados provenientes do Boletim Focus são a síntese da opinião do mercado. O Banco Central, embora divulgue as informações, não se responsabiliza pela leitura e análise feitas.
As finanças para casais tornou-se um tema essencial porque muitos relacionamentos enfrentam desafios ligados ao…
As finanças dos brasileiros seguem em evidência devido ao ritmo acelerado com que o dinheiro…
No universo das apostas esportivas, interpretar estatísticas é uma das ferramentas mais valiosas para tomar…
Belo Horizonte vive um momento interessante no mercado de locação residencial. A capital mineira passou…
Os fundos imobiliários hoje 05-12-2025 seguem em destaque no mercado financeiro e atraem investidores que…
Dólar hoje 05-12-2025 é um tema que domina as atenções nesta quinta-feira, pois o mercado…