Após mais de 1 semana da a Guerra da Ucrânia, a situação permanece estressada e sem uma resolução definida. Enquanto o resto do mundo segue pressionando por uma saída pacífica entre os dois países, nós, brasileiros, também somos afetados pelos conflitos. Nesse sentido, conheça 5 fatores que impactam seus investimentos a partir da Guerra na Ucrânia.
No que tange o Brasil, é importante se alertar a 5 fatores, que devem sofrer fortes volatilidades, caso as tensões entre os países continuem.
Como a Rússia e Ucrânia são grandes produtores/ fornecedores de commodities agrícolas (principalmente, milho e trigo), caso a guerra se estenda por um prazo mais longo, é provável que estes países não estejam aptos à exportarem estes insumos. Sendo assim, uma oferta menor destes produtos (que têm seus preços negociados mundialmente) fará com que seus preços aumentem.
Além disso, os preços de fertilizantes também seguem com risco de aumento de preços, uma vez que aproximadamente 23% dos fertilizantes usados aqui são importados da Rússia.
Apesar de termos a Petrobrás como uma empresa de capital misto (estatal e pública simultaneamente) e que pode sofrer interferências pelo Governo para controlar os preços do combustível no Brasil, o preço do barril de petróleo também é cotado em uma escala mundial.
Sendo assim, o fato da Rússia ser a terceirara maior produtora de petróleo do mundo e diminuir sua exportação para outros países, deverá elevar os preços dos combustíveis no mundo. Com isso, podemos esperar pressões inflacionárias nos postos de gasolina também (é importante ressaltar que algumas medidas estão sendo tomadas pelo governo brasileiro para amenizar a volatilidade do combustível).
Como consequência de aumentos nos preços de insumos importantes para os brasileiros, o Banco Central deverá seguir aumentando a taxa SELIC até que a inflação demonstre um sinal de recuo. Consequentemente, um dos efeitos dessa medida impacta brasileiros buscando financiamentos e empréstimos, que poderão ter um custo de dívida mais alto.
Seguindo um cenário onde a guerra não seja controlada em um curto prazo, é provável que teremos um impacto negativo no crescimento econômico do Brasil. De acordo com XP Investimentos, um cenário de guerra mais longo poderá cortar o crescimento do Brasil em aproximadamente 0,5% para 2022. Em outras palavras, pequenos e médios negócios que estão começando a se reerguer depois da crise do COVID poderão enfrentar outros obstáculos de acordo com a proporção que a guerra tomar.
Após um 2021 muito desafiador para o mercado de ações brasileiro, o Ibovespa acumula mais de 10% em 2022. Se de um lado a alta das commodities tende a favorecer a bolsa brasileira e o receio de investidores entrarem na Rússia pode trazer mais capital para o Brasil, momentos de guerra tendem a gerar exageros e altas volatilidades no mercado, o que também pode afetar negativamente o índice de ações brasileiro.
O final do ano traz uma série de oportunidades de trabalho temporário, especialmente nos setores…
Veja as principais notícias do Mercado Hoje 21/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
A Game District, uma das líderes globais em jogos móveis com mais de 2 bilhões…
A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil, destinado à expansão de…
Saiba as principais notícias do Mercado Hoje 19/11/2024 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Aversão…
A Cemig (CMIG4) está comprometida em reforçar a resiliência da rede elétrica em Minas Gerais…