Cidade suíça de Lugano torna Bitcoin moeda oficial - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Criptoativos

Cidade suíça de Lugano torna Bitcoin moeda oficial

Filipe Andrade

Publicado

em

Cidade Suíça aceita Bitcoin como moeda oficial

A cidade de Lugano, na Suíça, adotou oficialmente o Bitcoin, assim como o Tether moeda oficial. Com a medida, os cidadãos podem pagar impostos, taxas e serviços com os criptoativos. A medida faz parte do “Plano B” da prefeitura de tornar a cidade um polo de inovação para os criptoativos na Europa.

Embora muito volátil, o Bitcoin também é considerado moeda oficial em El Salvador desde setembro de 2021. Quanto mais países adotam a moeda, mais ela se aproxima de uma unidade de comércio (como o dólar ou o real) e menos um ativo especulativo. A tendência é que a medida que mais países ou cidades o adotem, sua instabilidade diminua.

Bitcoin e Tether: entenda a nova moeda oficial

O Bitcoin é um ativo não atrelado, isto é, seu valor oscila conforme a oferta e demanda como outros ativos de renda variável. Já o Tether é o que se considera uma stablecoin: uma moeda cujo valor está atrelado ao dólar, e portanto oferece menores variações de preço. As stablecoins possuem seu valor lastreado na proporção 1:1 com o dólar.

O uso de criptoativos como unidade monetária tem sido problema na guerra da Ucrânia. Hoje, o governo ucraniano ofereceu pagamento em bitcoins para soldados russos que prometessem entregar os tanques. Enquanto isso, especialistas temem que as sanções econômicas à Russia sejam burladas pelo uso dos criptoativos.

Suíça já possui cidades com o modelo

Outra cidade na Suíça, Zug, já havia anunciado em 2016 o uso de Bitcoin como moeda oficial para pagamento de taxas. A cidade é hub de localização de bancos internacionais pelas vantagens fiscais. Com a dificuldade de rastreabilidade e sanções do bitcoin, medida gerou misto de empolgação e medo em investidores.

A região é considerada o “Vale do Silício Cripto” na Suíça e favorece o desenvolvimento de empresas do setor. Na época os valores máximos de pagamento se restringiam a € 180,00. A cidade implementou o modelo criando uma carteira digital própria e divulgando o código para pagamento.

Saiba como declarar suas ações no Imposto de Renda 2022

Continue lendo