Conecte-se conosco

Ações

Inflação mais alta que o esperado faz Ibovespa fechar em queda

Filipe Andrade

Publicado

em

Inflação Ibovespa queda

Nesta quarta-feira 23/02, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,78%. Nesse sentido, a prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, veio acima do esperado pelo mercado e avançou 0,99% no período.

Além disso, os destaques positivos de quarta-feira ficaram por conta de Fleury (FLRY3), Cemig (CMIG4) e Eletrobras (ELET3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de 3R Petroleum (RRRP3) que fechou em queda de 12,49%. O movimento está atrelado ao acirramento das tensões no leste europeu com a invasão da Ucrânia pela Rússia e os recentes bombardeios em Kiev.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 1,38%, 1,84% e 2,57%, respectivamente. As sanções impostas pelo país à Rússia ainda impactam negativamente o desempenho americano.

O dólar fechou em R$5,00, queda de 0,95% frente ao real, com investidores estrangeiros aumentando a exposição a bolsa brasileira e a títulos de renda fixa devido a alta da taxa de juros.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem negativos com o EURO STOXX em forte queda de 4,40% às 09:00. Do mesmo, o início do ataque das tropas russa à Ucrânia, que aconteceu nesta madrugada, contribui para a tendência negativa das bolsas.

Nos EUA, os mercados futuros operam negativos, com o DJIA em queda de 2,31% e o índice NASDAQ cai de 2,79%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou negativa em 1,70%, com investidores repercutindo o ataque russo à Ucrânia.

2. Sobre o COVID

Mais de 387,9 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 23/02 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 71,78% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A rede de hospitais, Rede D’Or (RDOR3), divulgou fato relevante sobre a aquisição da seguradora Sul América Seguros (SULA11). Adicionalmente, os valores da operação não foram divulgados pelas companhias.

Hoje será divulgado os dados do PNAD, taxa de desemprego no Brasil referente ao mês de janeiro. Além disso, a expectativa dos especialistas é que o indicador fique em 11,10% da população brasileira.

Saiba como declarar suas ações no Imposto de Renda 2022

Continue lendo