Conecte-se conosco

Mercado

Sanções impostas pelos EUA à Rússia animam investidores

Filipe Andrade

Publicado

em

Nesta terça-feira 22/02, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em alta de 1,04%. Nesse sentido, as sanções impostas pelos EUA à Rússia foram vistas pelos investidores como mornas o que impactou positivamente a bolsa.

Além disso, os destaques positivos de terça-feira ficaram por conta de Fleury (FLRY3), Grupo Soma (SOMA3) e Cogna (COGN3). Ainda mais, o destaque negativo ficou por conta de Banco Inter (BIDI11) que fechou em queda de 9,62%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 1,41%, 1,02% e 1,23%, respectivamente. Contudo, a ofensiva russa a cidades do leste da Ucrânia, deixam investidores atentos e preocupados.

O dólar fechou em R$5,05, queda de 1,07% frente ao real, com aumento de capital estrangeiro na bolsa de valores brasileira.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,92% às 09:00. Do mesmo, a divulgação de balanços positivos por empresas europeias dita a tendência positivas das bolsas no continente.

Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,42% e o índice NASDAQ sobe de 0,78%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou positiva em 0,93%, com destaque positivo para as ações do setor de saúde.

2. Sobre o COVID

Mais de 387,2 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 22/02 no Brasil, com número médio de mortes em queda e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 71,56% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

Os acionistas da Eletrobras (ELET6), em AGE (Assembleia Geral Extraordinária) realizada ontem (22), aprovaram o início do processo de privatização da empresa. Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu ser difícil finalizar a operação no primeiro semestre de 2022. O comunicado vai de frente a intenção da empresa, divulgado anteriormente.

Hoje será divulgado os dados do IPCA-15 referente ao mês de fevereiro de 2022. Ainda mais, a projeção dos especialistas é aumento de 0,85% na base mensal e 10,6% na comparação anual.

Continue lendo