Petróleo e minério de ferro derrubam o Ibovespa - Mercado Hoje
Conecte-se conosco

Bolsa de valores

Petróleo e minério de ferro derrubam o Ibovespa

Filipe Andrade

Publicado

em

Petróleo e minério de ferro derrubam Ibovespa

Nesta quinta-feira 17/02, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 1,43%. Nesse sentido, a queda do valor do petróleo e do minério de ferro, principais commodities do país, contribuiu para queda das maiores ações da bolsa brasileira.

Enquanto isso, os destaques positivos de quinta-feira ficaram por conta de Totvs (TOTS3), Marfrig (MRFG3) e EDP Brasil (ENBR3). Por outro lado, o destaque negativo ficou por conta de CSN (CSNA3) que fechou em queda de 5,85%.

Os índices americanos Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em baixa de 1,78%, 2,12% e 2,88%, respectivamente. Contudo, informações desencontradas entre a possível guerra entre Rússia e Ucrânia pesam sobre as bolsas norte-americanas.

O dólar fechou em R$5,16, alta de 1,16% frente ao real, após 3 dias consecutivos de baixa com aumento da exposição de investidores estrangeiros na bolsa brasileira.

1. Mercados globais

Hoje os mercados europeus amanhecem positivos com o EURO STOXX em alta de 0,13% às 09:00. Do mesmo, as ações do setor de infraestrutura são os destaques positivos no continente.

Nos EUA, os mercados futuros operam positivos, com o DJIA em alta de 0,26% e o índice NASDAQ sobe 0,60%.

Na China, a bolsa de Shangai fechou positiva em 0,66%, com destaque positivo para o setor de construção civil.

2. Sobre o COVID

Mais de 382,6 milhões de vacinas foram aplicadas até o dia 17/02 no Brasil, com número médio de mortes em alta e os números de novos casos em tendência de baixa. Adicionalmente, 71,43% da população brasileira recebeu a segunda dose ou vacina de dose única.

3. Notícias importantes de hoje

A Energisa (ENGI11) divulgou fato relevante sobre o contrato para compra das ações de emissão da Gemini Energy. Além disso, a holding de energia elétrica, pagará cerca de de R$ 0,35 por ação da Gemini.

Continue lendo