Conecte-se conosco

Mercado

Com leve variação positiva, o Ibovespa se mantém próximo aos 123 mil pontos

Filipe Andrade

Publicado

em

Ontem, dia 18/05, o índice de ações brasileiro Ibovespa demonstrou resiliência à força vendedora e segurou o patamar dos 122.979 pontos.

A principal ação para essa estabilidade do índice foi a Vale (VALE3), que subiu 1% no dia e encerrou a sessão em R$114,60.

Nos EUA, os principais índices de ações, que iniciaram o dia no positivo mas acabaram cedendo às pressões vendedoras, fecharam o dia no negativo.

Destaque para o S&P500, que caiu 0,85%.

Já o dólar fechou o dia em leve queda contra o real, de -0,25%, a R$5,25.

Adicionalmente, no dia de ontem, o ex-Ministro das Relações Exteriores prestou depoimento à CPI da COVID. Em seu depoimento, Ernesto Araújo citou nunca ter provocado atrito com a China apesar de ter manifestado sobre a culpa da propagação do vírus ao país.

A CPI da COVID é um dos pontos que mais chama a atenção do investidor brasileiro no momento, pois dependendo dos desdobramentos das investigações, uma crise política pode ser gerada no meio da recuperação das atividades econômicas do país.

No dia de hoje, os mercados internacionais amanhecem negativos, com investidores atentos à ata da última reunião do Banco Central Americano, que irá detalhar a política de manutenção de estímulos contra a pandemia e como será tratada a questão da inflação no país.

O principal índice na Europa (EURO STOXX) opera no negativo, em -1,27% às 07:30.

Em conjunto com a Europa, os principais índices futuros nos EUA também trabalham no vermelho, com destaque para o índice NASDAQ (-1,30%).

Destaques de hoje

Bitcoin entrega, praticamente, todo o lucro do ano e opera a, aproximadamente, 40.000 dólares. Importante ressaltar que a maior criptomoeda chegou no patamar de 65.000 no mês de abril, mas entrou em uma tendência de queda desde então.

Uma das explicações para as fortes volatilidades da moeda tem sido os twits do CEO da Tesla, Elon Musk, que já expressou sua opinião positivamente e negativamente sobre Bitcoin e já aceitou como forma de pagamento para compra de seus automóveis e, recentemente, mudou de ideia em relação a isso.

Além disso, o Banco Central da China proibiu o uso de criptomoedas para qualquer tipo de pagamento. No caso, a única moeda virtual que poderá ser utilizada no país é o Yuan eletrônico.

Atenção para a ata do FED – que será disponibilizada hoje.

Continue lendo