Uma dúvida muito comum entre os investidores é o que são títulos públicos. Título público é um investimento cedido pelo Governo Federal.
O investidor de título público adquire uma renda fixa emitida pelo Tesouro Nacional, que serve para financiar as atividades da União.
Na prática, o Governo se financia através dos títulos públicos (dívida) para investir em educação, infraestrutura, defesa nacional e outros.
1 Tesouro SELIC – Investimento de renda fixa que segue as taxas básicas de juros do Brasil ou rende 100% da taxa SELIC, aproximadamente;
2 Tesouro Prefixado – Investimento de renda fixa que possui uma taxa de rentabilidade anual determinada pelo Governo (por ex. 7% ao ano);
3 Tesouro IPCA+ – Investimento de renda fixa que segue a taxa de inflação adicionada à uma taxa prefixada (por ex. IPCA + 3%).
Importante citar que os investimentos em títulos públicos são considerados os mais seguros do Brasil, uma vez que os recursos investidos serão remunerados pelo próprio Governo. No entanto, todos os tipos de títulos públicos estão sujeitos às oscilações de mercado e podem sofrer quedas se forem sacados antes dos seus respectivos vencimentos.
Medidas protecionistas ameaçam US$ 2 bilhões em exportações do setor cafeeiro e podem redefinir a…
Confira qual operadora foi multada por exigir CPF de consumidores em compras no shopping de…
A empresa de telefonia Nova Telecom acaba de dar mais um importante passo em sua…
Confira as principais notícias do Mercado Hoje 10/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…
Grupo francês fortalece presença no Brasil com aportes estratégicos no setor lácteo mineiro A multinacional…
O planeta agora conta com 3.028 pessoas com patrimônio acima de US$ 1 bilhão, número…