Conecte-se conosco

Educação Financeira

Dúvidas dos Investidores: O que são títulos públicos?

Avatar photo

Publicado

em

Titulos Publicos

Uma dúvida muito comum entre os investidores é o que são títulos públicos. Título público é um investimento cedido pelo Governo Federal.

O investidor de título público adquire uma renda fixa emitida pelo Tesouro Nacional, que serve para financiar as atividades da União.

Na prática, o Governo se financia através dos títulos públicos (dívida) para investir em educação, infraestrutura, defesa nacional e outros.

Existem 3 tipos de títulos públicos:

1 Tesouro SELIC – Investimento de renda fixa que segue as taxas básicas de juros do Brasil ou rende 100% da taxa SELIC, aproximadamente;

2 Tesouro Prefixado – Investimento de renda fixa que possui uma taxa de rentabilidade anual determinada pelo Governo (por ex. 7% ao ano);

3 Tesouro IPCA+ – Investimento de renda fixa que segue a taxa de inflação adicionada à uma taxa prefixada (por ex. IPCA + 3%).

Importante citar que os investimentos em títulos públicos são considerados os mais seguros do Brasil, uma vez que os recursos investidos serão remunerados pelo próprio Governo. No entanto, todos os tipos de títulos públicos estão sujeitos às oscilações de mercado e podem sofrer quedas se forem sacados antes dos seus respectivos vencimentos.

Continue lendo