Mercado

Com Brasil acima da média mundial de vacinados, mercado de ações sobe 1%

O Ibovespa inciou a semana em alta e fechou em máxima de 2 meses, se movendo na direção oposta dos mercados internacionais nesta segunda-feira, dia 12/04.

Já nos EUA, a bolsa da tecnologia, Nasdaq, obteve queda de 0,36%. Enquanto na Europa, o índice que acompanha as empresas mais negociadas no continente fechou em queda de 0,43%.

Refletindo os riscos mundiais, o dólar ganhou espaço contra o real e subiu 0,79%, chegando a R$5,72, uma vez que investidores recorrem à moeda americana em cenários de aversão à risco.

Em relação ao COVID, apesar do aumento no número de óbitos pela pandemia, o Brasil alcançou a marca de mais de 30 milhões de vacinas aplicadas, chegando a, aproximadamente, 14% da população. Esta marca supera a média mundial de 10% de vacinados.

No radar político, as negociações sobre o Orçamento de 2021 seguem indeterminadas. O plano financeiro para este ano sofre com os danos causados pela pandemia e com os impasses gerados entre parlamentares e o Executivo.

Em suma, o presidente, Jair Bolsonaro, busca uma saída para incluir as alterações solicitadas por deputados e senadores (emendas parlamentares) e, ao mesmo tempo, não correr risco de cometer crime de responsabilidade fiscal.

Nesse sentido, o governo avalia enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso, com o objetivo de flexibilizar o Orçamento de 2021, que estava marcado para ser finalizado em setembro de 2020.

Em virtude desta possível medida, o EWZ, principal indicador de empresas brasileiras nos EUA, terminou a sessão no pós-mercado em queda de 1,7%.

Ainda no mercado financeiro, com alta de 100% no ano, o bitcoin alcançou a marca de mais de 60 mil dólares nesta segunda-feira, chegando próximo à sua máxima histórica.

Com mudanças no padrão de vida da sociedade e nas regulações sobre criptoativos, a maior moeda virtual fica cada vez mais visada por investidores de varejo e institucionais.

No dia de hoje, será lido o pedido de instauração da CPI da COVID pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Adicionalmente, os juros dos títulos americanos com vencimento em 10 anos assim como as taxas europeias sobem nesta manhã. Estas altas de juros, que demonstram maior preocupação sobre a instabilidade econômica mundial, estão relacionadas ao receio sobre os dados de inflação americana (CPI) para março, que devem ser divulgados às 9:30 da manhã de hoje.

Enquanto isso, os mercados futuros dos EUA operam em leve alta, com o S&P 500, em +0,02%, as 7:30.

Já na Europa, o Euro Stoxx, trabalha em alta de 0,26%.

Atenção para divulgação de resultados do primeiro trimestre de 2021 dos principais bancos americanos.

Filipe Andrade

Posts Recentes

Shopping em BH inaugura novo piso com lojas de luxo. Veja qual

Um shopping em BH agora conta com um novo e sofisticado espaço para consumidores exigentes.…

6 horas atrás

Mercado Hoje 07/04/2025: Confira as principais notícias

Confira as principais notícias do Mercado Hoje 07/04/2025 segundo a equipe de renda variável do Safra Invest: Bolsas…

8 horas atrás

Empresa dinamarquesa fará evento com Lula e Zema em MG. Veja onde

A empresa dinamarquesa Novo Nordisk anunciou um investimento significativo para expandir sua fábrica em Montes…

1 dia atrás

Seu remédio vai ficar mais caro! Saiba mais sobre este aumento explosivo

Reajuste de até 5,06% começa a valer nesta segunda-feira (31) e afetará milhares de medicamentos…

2 dias atrás

Novas regras fiscais para MEIs chegam em Abril: Saiba mais sobre as mudanças para seu negócio

Confira qual é o impacto da obrigatoriedade do novo Código de Regime Tributário (CRT 4)…

2 dias atrás

BRL1: nova stablecoin chega ao mercado e amplia liquidez para as criptomoedas

Stablecoin lastreada no real brasileiro, A BRL1 promete aumentar a liquidez e a estabilidade no…

2 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!